16 de fevereiro de 2009

O lixo eletronico - e-lixo

Estimativas do Green Peace apontam que a cada ano é produzido cerca de cinqüenta milhões de toneladas de e-lixo, o que correspondente a 5% de todo o lixo gerado pela humanidade. Grande parte de todo este lixo eletrônico são os CDs, composto por uma base plástica de policarbonato e uma camada reflexiva feita de liga metálica de ouro, prata ou alumínio.
Enquanto não definem nenhuma legislação para reutilização ou reciclagem ou destino final das mídias magnéticas no país, a reciclagem de CDs deixará a desejar. Nesse sentido, cabe a nós consumidores repensar o consumo desenfreado desta mídia, bem como, utilizar os recursos regraváveis.
Regras também poderiam ser definidas para indústrias deste setor bem como defender que seja concedido ao consumidor o direito de optar por não receber CDs promocionais e ressaltar nas embalagens informações sobre descarte correto e reciclagem do produto. Afinal, são aproximadamente 450 anos para um cd se decompor.
Qual é a sua sugestão para diminuirmos o impacto do “e-lixo” ao meio ambiente?

Att
Lucineia Silva

12 de fevereiro de 2009

Charles Robert Darwin - 12 de fevereiro de 1809 a 19 de Abril de 1882

Durante a sua vida, Charles Darwin tornou-se famoso internacionalmente como um influente cientista estudando tópicos controversos.

Charles Robert Darwin foi um naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da seleção natural e sexual. Esta teoria se desenvolveu no que é agora considerado o paradigma central para explicação de diversos fenômenos na Biologia. Foi laureado com a medalha Wollaston concedida pela Sociedade Geológica de Londres, em 1859.


Darwin começou a se interessar por história natural na universidade enquanto era estudante de Medicina e, depois, Teologia. A sua viagem de cinco anos a bordo do Beagle e escritos posteriores trouxeram-lhe reconhecimento como geólogo e fama como escritor. Suas observações da natureza levaram-no ao estudo da diversificação das espécies e, em 1838, ao desenvolvimento da teoria da Seleção Natural. Consciente de que outros antes dele tinham sido severamente punidos por sugerir idéias como aquela, ele as confiou apenas a amigos próximos e continuou a sua pesquisa tentando antecipar possíveis objeções. Contudo, a informação de que Alfred Russel Wallace tinha desenvolvido uma idéia similar forçou a publicação conjunta das suas teorias em 1858.


Algumas frases

"Um homem que ousa desperdiçar uma hora ainda não descobriu o valor da vida."
"Um homem da ciência não deve ter desejos, nem afeições, somente um mero coração de pedra."
"Conseguimos realizar nossos propósitos, economizando os minutos."
"Para ser um bom observador é preciso ser um bom teórico."
"Se a miséria dos nossos pobres não fosse causada pelas leis da natureza, mas pelas nossas instituições, grande seria no nosso pecado."
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana."
"Devemos, no entanto, reconhecer, como me parece, que o homem com todas as suas nobres qualidades... ainda sofre em sua prisão corpórea a indelével marca de sua humilde origem."
"Na sobrevivência dos indivíduos e raças favorecidas, durante a luta constante e recorrente pela existência, vemos uma forma poderosa e incessante de seleção."


Alguns trabalhos publicados


1836: A LETTER, Containing Remarks on the Moral State of TAHITI, NEW ZEALAND, &c. – BY CAPT. R. FITZROY AND C. DARWIN, ESQ. OF H.M.S. 'Beagle.'
1842: The Structure and Distribution of Coral Reefs
1844: Geological Observations of Volcanic Islands
1846: Geological Observations on South America
1849: Geology from A Manual of scientific enquiry; prepared for the use of Her Majesty's Navy: and adapted for travellers in general., John F.W. Herschel ed.
1851: A Monograph of the Sub-class Cirripedia, with Figures of all the Species. The Lepadidae; or, Pedunculated Cirripedes.
1851: A Monograph on the Fossil Lepadidae; or, Pedunculated Cirripedes of Great Britain
1854: A Monograph of the Sub-class Cirripedia, with Figures of all the Species. The Balanidae (or Sessile Cirripedes); the Verrucidae, etc.
1854: A Monograph on the Fossil Balanidæ and Verrucidæ of Great Britain
1858: On the Perpetuation of Varieties and Species by Natural Means of Selection
1872: The Expression of Emotions in Man and Animals
1875: Movement and Habits of Climbing Plants
1881: The Formation of Vegetable Mould Through the Action of Worms
1887: Autobiography of Charles Darwin (editado por seu filho Francis Darwin)

Abraços
Lucineia Silva

6 de fevereiro de 2009

Gestão de Arquivos - um jeito de se organizar as informação


Problemas com a busca de inforamção?
A solução é a gestão de documentos!!!
A gestão dos fluxos documentais é a base para estabelecer os parâmetros arquivísticos para a guarda corrente e intermediária dos documentos, e a guarda permanente dos que possuem caráter comprobatório, legal e jurídico das atividades organizacionais, bem como do descarte do documento, quando aplicável.
Use Normas.
Consulte o CONARQ
Faça pesquisa/estudo de casos.


Passos para a gestão de doucmentos:

1. Mapear processos (busque identificar...):

a) Entender os processos desde a produção documental até o uso dos mesmos.
b) Documentos mais usados no dia a dia?
c) Documentos menos usados no dia a dia?
d) Tempo de guarda dos documentos? Segue alguma Norma, Lei, quais?
e) Quais documentos existem no arquivo, e como são arquivados e recuperados?

2. Estudar os documentos

3. Organização as informações
a) Arquivar documentos em pastas e caixas
b) Montar etiqueta de arquivamento - documentos e suas classes e sub-classes
4. Estudo da realizade/realimentação do processo.
Minha dica é essa.
Vc tem alguma sugestão... colabore!!!!
Abraço
Lucineia Silva

5 de fevereiro de 2009

PEP 2009 - Cursos Gratuidos para capacitação Profissional

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) está com as inscrições abertas para os cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pelo Governo de Minas, no período de 29/01 a 01/03/09.

No dia 15 de março será realizado o exame de seleção, com provas de Língua Portuguesa e Matemática. As aulas serão iniciadas em maio.

O PEP oferece cursos de formação profissional aos alunos do 2º ou 3º anos do ensino médio da rede pública estadual; aos jovens e adultos que já concluíram o ensino médio, sem limite de idade, e aos estudantes do Curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na modalidade presencial. São 74 opções de cursos técnicos que integram o Catálogo de Cursos Técnicos da Rede, em todas as áreas do conhecimento.

O PEP vem promovendo a rápida expansão da formação profissional em nível médio em todas as regiões de Minas, aproveitando a capacidade já instalada. A estratégia de implantação abrange escolas estaduais de nível médio, escolas credenciadas (sistema S e particulares) e escolas conveniadas (federais, municipais e filantrópicas), que compõem a Rede Mineira de Formação Profissional.

Em 2009, o PEP vai contratar novas 30 mil vagas nas instituições credenciadas. No total, o programa vai oferecer 45 mil novas vagas, nas instituições credenciadas, conveniadas e nas escolas da rede estadual de ensino. O objetivo do PEP é atender à crescente demanda dos jovens mineiros por mais e melhores oportunidades de acesso à formação profissional técnica de nível médio gratuita. O programa teve início em 2008, e, este ano, totaliza a oferta de 89 mil vagas. A meta para os próximos anos é atingir 110 mil vagas.

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) divulgou a lista com as 56 instituições credenciadas de formação profissional que vão integrar a Rede Mineira de Formação Profissional Técnica de Nível Médio, do Programa de Educação Profissional (PEP). Cento e vinte e sete instituições se inscreveram para participar da seleção, que envolveu duas etapas com avaliação da idoneidade jurídica, técnica e fiscal, além de qualificação técnico-pedagógica.

Maiores informação: 0800-7014255 ou www.educacao.mg.gov.br


Abraço.

Lucineia Silva

4 de fevereiro de 2009

Gestão de Documentos

Gestão de Documentos
O desejo do homem de ordenar e sistematizar o conhecimento, os enormes avanços tecnológicos dos dois últimos séculos e as realizações alcançadas em termos de decifrar, registrar, reproduzir e disseminar a informação fizeram surgir uma expressão designativa de nosso tempo: a era da informação. Ela provocou verdadeira revolução, tendo como conseqüência o que se pode chamar de explosão do conhecimento. Os progressos no desenvolvimento e na utilização do computador e das informações computadorizadas sugerem medidas quase revolucionárias nesse campo, tal a magnitude do potencial de armazena mento e distribuição das informações.
O conhecimento acumulado adquire novo e vasto significado, à medida que se aprende a pesquisar, armazenar e utilizar a informação. Dessa forma, por um lado, a informação torna-se um novo recurso básico, à disposição de todos e com a vantagem de que não é exaurida nem destruída. Por outro lado, o controle das informações e o processamento de dados podem vir a ser mais importantes que os recursos materiais ou energéticos, como fonte de poder econômico e social. O fácil acesso às informações pode, também, trazer equilíbrio entre concorrentes intelectuais tradicionalmente desiguais e, conseqüente mente, reduzir a importância de uns poucos especialistas que detêm o poder, em virtude de conhecimentos até então especializados.
A era da informação é um fato indiscutível e já envolveu e influenciou a todos nestas últimas décadas. E o futuro promete um desenvolvimento ainda mais notável nesse campo. E recomendável que cada um aceite e se adapte a essa realidade, procurando, ao mesmo tempo, tirar o melhor proveito e desenvolver-se em sua especialidade.

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO


A Segurança de Informação está relacionada com proteção de um conjunto de dados, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo, uma empresa ou uma organização. São características básicas da segurança da informação os atributos de confidencialidade, integridade e disponibilidade, estando esta segurança relacionada aos sistemas computacionais e físicos.



Confidencialidade: propriedade que limita o acesso a informação. Somente usuários autorizados visualizam, alteram, incluem ou excluem dados e informação do sistema.

Integridade: propriedade que garante que a informação manipulada mantém todas as suas características originais, estabelecidas pelo proprietário da informação.

Disponibilidade: propriedade que garante que a informação esteja sempre disponível para o uso legítimo, ou seja, por aqueles usuários autorizados pelo proprietário da informação.

A tríade CIA (Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade) representa os principais atributos que, atualmente, orientam a análise, o planejamento e a implementação da segurança para um determinado grupo de informações que se deseja proteger. Outros atributos importantes são a não-repudiação e a autenticidade. Com o evoluir do comércio eletrônico e da sociedade da informação, a privacidade vem a ser também uma grande preocupação.

As ameaças à segurança da informação são relacionadas diretamente à perda de uma ou mais característica:

Perda de Confidencialidade: pode ser identificada através da quebra de sigilo de uma determinada informação critica, por exemplo, a senha de um usuário administrador de sistema.

Perda de Integridade: aconteceria quando uma determinada informação fica exposta a manuseio por uma pessoa não autorizada, que efetua alterações que não foram aprovadas e não estão sob o controle do proprietário da informação (pessoa/setor responsável).

Perda de Disponibilidade: acontece quando a informação deixa de estar acessível para quem necessita dela. Por exemplo, a perda de comunicação com um sistema importante para a empresa devidoqueda de energia.

Atualmente o conceito de Segurança da Informação está padronizado na Norma ISO/IEC 17799:2005, influenciada pelo padrão inglês (British Standard) BS 7799.



Como prevenir a segurança da informação:



- não fazer downloads aleatoriamente de arquivos na internet.
- Possuir mecanismos eficientes de segurança no computador e na rede (antivírus, malware, spyware, criptografia de dados...).
- Manter as atualizações do browser e software em dia. 
- Desenvolver e manter uma política de segurança da informação
- Desenvolver e manter plano de contingência.
- Executar treinamentos, palestras e eventos em torno do tema segurança da informação

E você, tem alguma sugestão acerca deste tema?
Participe, este é nosso espaço!!!!!


Referencia:
ISO/IEC 17799:2005.

Abraços ,
Lu Silva

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