29 de janeiro de 2010

MANIFESTO PÚBLICO - Livre acesso a informação






Dando prosseguimento ao tema, Liberdade de Informação, o CI Informando propõe a discussão de um assunto bastante interessante e polêmico, que vem sendo destaque na mídia. Estou me referindo ao Manifesto pelo Domínio Público. 
 
Várias organizações, entidades, e pessoas de diferentes culturas e áreas de conhecimentos já assinaram este manifesto. Nesse sentido, convido você, caso concorde com a tese e sinta-se motivado pela causa, a também juntar-se a esta corrente do bem, do livre acesso a informação e ao conhecimento. Uma sociedade livre, precisa ser também informada. Pois, a liberdade permeia o saber escolher entre vários alternativas aquela que melhor adéqua a nossa realidade. O conhecimento transforma as pessoas, e a informação possibilita a geração de conhecimento.  
Falando mais sobre o assunto...

O domínio público, tal como a entendemos, é a riqueza de informações que está livre das barreiras de acesso ou reutilização geralmente associados à proteção de direitos autorais, ou porque ele é livre de qualquer proteção de direitos autorais ou porque os detentores de direitos decidiram remover essas barreiras.


A sociedade da informação digital em rede colocou a questão do domínio público para o primeiro plano das discussões de direitos autorais. A fim de preservar e fortalecer o domínio público, precisamos de uma robusta e up-to-date compreensão da natureza e do papel deste recurso essencial.


Vamos socializar, porque chique é trocar informação!


Att. Lú Silva

21 de janeiro de 2010

Liberdade de informação: um estudo de direito comparado






O livro Liberdade de informação: um estudo de direito comparado, foi lançado recentemente, em dezembro de 2009, pela UNESCO. Esta fonte de informação é a tradução para o português da obra Freedom of Information: a Comparative Legal Survey, que nos apresenta uma visão geral e uma análise comparativa das várias leis e políticas sobre liberdade de informação. 


Sugiro a leitura desta obra, de modo particular, mas não exclusivamente, para os amigos da área de comunicação, marketing e tecnologia da informação, visto que para o pessoal da Ciência da informação (Bibliotecários, Arquivistas, Museólogos, Gestores da Informação...), acredito esta ser uma leitura obrigatório, no sentido de ser fundamental para nossa profissão, nosso fazer profissional. 

Viva a liberdade de informação!


MENDEL, Toby. Liberdade de informação: um estudo de direito comparado. 2ºed. Brasília: UNESCO, 2009. 172 p. 
 
A importância do direito a informação ou do direito ao conhecimento é enfatizada cada vez mais por quem trabalha em prol do desenvolvimento, pela sociedade civil, por acadêmicos, pela mídia e pelos governos. Que direito é esse, trata-se realmente de um direito e como os governos procuram aplicá-lo? Estas são algumas das questões que o livro busca responder, fornecendo ainda um relatório acessível das leis e das práticas que dizem respeito à liberdade de informação e uma análise do que está funcionando e por que. 
 


Vamos socializar,
porque chique é trocar informação!

Att. Lú Silva

Redes Sociais



O próximo (ou se preferir, o atual...) alvo dos criminosos virtuais serão as Redes Sociais. Também não descarta os e-mails, visto que nos últimos meses venho recebendo uma série de spams. Isso deve ser em decorrência do próprio uso das diversas redes sociais em que participo. Então todo cuidado é pouco.

 
 
Facebook, Orkut e Twitter são os meios prediletos dos invasores.
As Redes Sociais na internet representam um papel fundamental no processo de comunicação e troca de conhecimentos, por isso devemos deixar de participar de uma ou outra em decorrência destes fatos. O que todo cidadão “de bem” deve fazer é se precaver: utilizar programa de antivírus atualizado, saber escolher o grupo de pessoas que terão acesso a assuntos particulares, ter cuidado com os excessos “cliques”... estas são proteções básicas e essenciais.  
 

 Vamos socializar, porque chique é trocar informação!
Att. Lú Silva

15 de janeiro de 2010

Fundo da vinci huis - Concurso




Concurso na área de Biblioteca Escolar!

O fundo da Vinci Huis foi criado em 2009 por um corpo de conhecimento interdisciplinar, e tem como objetivo ampliar os saberes na área de Biblioteca Escolar. Profissionais da área são convocados a participar. Educação de qualidade é um direito de todos! 

Estou muito feliz com a oportunidade lançada, a área de Biblioteca Escolar merece! Existe muita coisa boa por aí no anonimato, então... chegou a hora de disseminar o conhecimento acumulando, por muitos, ao longo de anos. Não sou da área, mas estou muito animada com a idéia, por isso, estou divulgando aqui. Viva a educação de qualidade, viva a Bibliteca Escolar!!!


O Fundo Vinci Huis oferece prêmio para jovens pesquisadores da área de Biblioteconomia, Brasileiro, que atua em biblioteca escolar. Interessados em participar do processo seletivo/concurso, clique aqui, no blog da amiga Roseli, para ter acesso a mais informações. 

A iniciativa é muito boa, o ganhodor(a) terá direito a publicar um artigo, comunicar as experiência... 
será um grande evento! Vamos divulgar pessoal!!! 

Vamos socializar,
porque chique é trocar informação!

Att. Lú Silva

10 de janeiro de 2010

Que carreira seguir, eis a questão...



No momento de escolher uma carreira profissional a maioria das pessoas opta por uma atividade já conhecida, entre elas, administração, Medicina, Engenharia Civil, Direito, e assim por diante. No entanto uma nova tendência, aqui no Brasil, são as iniciativas para as áreas não tradicionais, como Ciência da Informação, Inteligência Artificial, Engenharia Ambiental, Ciência Cognitiva, Biomedicina, Engenharia Aeronáutica, entre outras. 


Na contemporaneidade, com os avanços constantes das tecnologias de informação e comunicação torna-se fundamental optar por carreira promissora.  Esta é uma atitude inteligente, mas a busca pelos aperfeiçoamentos em torno desta escolha deve ser constante.
Na minha formação optei por um caminho promissor. Acreditei seriamente no curso de Ciência da Informação oferecido pela PUC-MG, tenho certo que a informação é o elemento mais importante de uma organização e que com o passar do tempo está tendência será amadurecida e maioria das instituições irá empregar a pratica de gerenciar informações. 

A tendência para a gestão da informação é real. E, ela vai se tornar cada dia mais forte. Então fiz uma boa escolha...
 
Aprendi que investir em uma carreira nova requer esforço e dedicação redobrada, é preciso inovar sempre. O interessante é que dependendo da maturidade do aluno é difícil ter esta percepção, por isso, a importância das leituras (muita leitura, pois já que o profissional não domina a pratica, que pelo menos, tenha uma boa base teórica - isso irá ajudá-lo norteá-lo bem), dos contatos com profissionais em atividade na área, e claro, com os professores. Digo isso, pois com o passar do tempo e após várias reflexões e muita leitura estou aprendendo muitas coisas, ou melhor, estou confirmando fatos. A partir disso, pretendo investir no inglês e em aperfeiçoamentos, sem falar no meu querido mestrado.
Dentro da área de Ciência da Informação vejo-me mais ligada a gestão da informação, gestão estratégica da informação, gestão de conhecimento/conteúdo. Além do mais me agrado muito das atividades ligadas a Gestão da qualidade, Logística, Comunicação, Administração, Marketing, Designer e Programação (em C++ e HTML - sei quase nada).
Eu amo CI...
Vejo-me atuando como pesquisadora, por isso, já estou procurando tomar atitudes que me direcionam a este objetivo. Já bati metas, mas tem-se muito a ser feito.  Também não descarto a idéia de atuar diretamente na área de gestão, em organizações. O fato é que pretendo seguir na área de CI

E você, o que tem a nos dizer?
Qual a razão de sua escolha profissional?
Está satisfeito?
O que espera do mercado...



Vamos socializar, porque chique é trocar informação!
Att. Lú Silva

7 de janeiro de 2010

Eu quero um novo layout


 Olá pessoal, tudo bem??!!
Como vai a vida??? 
E as informações??? Muitas novidades para nós??
Hum!!! Seja bem vindo ... feliz 2010!!!!

Mais um ano chega, e as expectativas aqui no CIInformando são as melhores.
Muitas notícias boas nos aguarda aqui este ano.

Comecei este ano recebendo da amiga Sol um belo convite.

   Uma coisa que estou querendo muito este ano aqui neste blog seria mudar um pouco o layout. Gostaria de mudar na verdade a fonte e as cores do blog. É!! Isso aí. Gosto de rosa, mas definitivamente, não é minha cor preferida. Sabe pessoas, amo a cor azul.  Quando fecho os olhos já imagino o novo layout deste blog (...mas, sei muito pouco de html). Até penso em contratar um designer para fazê-lo, aí surgiu a promo da Silmara, que veio a calhar. Então tô dentro.
   Quem quiser participar, basta entrar em contato com a Silmara e buscar as informações necessárias.
   Desde já fica aqui meu agradecimento a amiga Sol pela lembrança, e a Silmara por colocar seus serviços a disposição dos blogueiros menos favorecidos da lógica de HTML...rsrsrs
   Ahh! Eu ainda vou fazer um curso de designer e de HTML, é um desejo particular, eu vivo enrolando.

Sorteio de templete!!!




Amigas, resolvi fazer um sorteio de um templete personalizado.
A ganhadora escolherá o tema do template, e o tipo (2 ou 3 colunas).
A ganhadora poderá escolher a fonte e o fundo.
Para concorrer, é simples.
 Regras:
*Mande um e-mail para sorteiosilmaralayouts@gmail.com
*Escreva o "Porquê que a Amiguinha quer Ganhar esse templete"
*O sorteio será dia 22/01/2010*
Depois será publicado no Blog Silmara Layouts
Espero contar com você, amiguinha.
A sua participação é muito importante para mim.
Amigas, estou aguardando seu e-mail.
Divulguem... Silmara - Silmara Layouts
Muito obrigada Silmara.
Feliz 2010!!!! 

 

Vamos socializar, porque chique é trocar informação!
 Att. Lú Silva
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

>>>

>>>
troca de informação (125) acesso a informação (77) tecnologia da informação (44) Ciência da Informação (38) aprendizagem (35) conhecimento (34) selos (33) amizade (28) fontes de informação (27) mensagem (21) Biblioteconomia (20) Concurso Público (20) ciencia da informação (19) socialização (17) Redes Sociais (14) estudo (14) Cultura (13) Informação (13) Bibliotecário (12) Pesquisa (12) dicas (12) segurança da informação (12) Amor (11) Concurso Público. (11) Sociedade da Informação (11) organização da informação (11) inforamção (10) Circuito Cultural Praça da Liberdade (9) Gestão de Documentos (9) consultoria (9) educação (9) Acervo (8) Organização de Arquivos (8) abnt (8) comunicação (8) Biblioteca Escolar (7) Catalogação (7) arquitetura da informação (7) livro (7) Competências (6) Gestão da Informação (6) cliquedocumental (6) internet (6) promoção (6) tcc (6) Fonte de Informação (5) Frase (5) Gestão estratégica da Informação (5) Inovação (5) Profissionais da Informação (5) arqueologia (5) cursos (5) Análise Informação (4) Arquivo (4) Biblioteca Infantil (4) Biblioteca Parque (4) Ciência (4) Figuras Rupestres (4) Fundamentos (4) Homenagem (4) Organização de Documentos (4) Software (4) carreira (4) contos (4) entrevista (4) inteligencia (4) leitura (4) memi (4) profissão (4) Descoberta (3) Deus (3) Direito constitucional (3) Diversão (3) Gestão Arquivos (3) Layout (3) Plano de Classificação (3) Serra da Capivara (3) Vídeo (3) Windows (3) curriculo (3) disseminação (3) jogos (3) literatura (3) qualidade (3) sistema operacional (3) Atualização (2) Cidadania (2) Davenport (2) Digital (2) Doação (2) Doutorado em CI (2) Ecologia da Informação (2) Edital (2) Educador (2) Formação Continuada (2) Fotografia (2) História da Informática (2) KDY Fotografia (2) Liderança (2) Mapas Mentais (2) Mestrado em CI (2) Pós Graduação (2) TCC_CDOC (2) Wireframe (2) backup (2) brincadeira (2) cdd (2) ciberespaço (2) ciinforama (2) computadores (2) emprego (2) ensino (2) escrita (2) humanidade (2) indexação (2) norma (2) noticias (2) nutrição (2) pesquisa cientifica (2) projeto de Lei (2) serviços (2) vírus (2) Análise Documentária (1) Artigo (1) Biblioteca Virtual (1) CCBB (1) CDU (1) Carro-Biblioteca (1) Classificação a Informação (1) Colaboração (1) Coleção (1) Compartilhamento (1) Compartilhamento de pastas (1) Curso Grátis (1) Cutter (1) Câmara Municipal de Belo Horizonte (1) Dia frio (1) Documentação (1) Domínio Público (1) Driver (1) Energia (1) FUNDARTE (1) Folksonomia (1) Fundac (1) GCM (1) GED (1) Gestão (1) Gibis (1) Google (1) Hatsune Miku (1) Hemeroteca (1) Hipertexto (1) Inclusão Social (1) Infância (1) Jesus (1) Jornal eletrônico (1) Lancaster (1) Lei (1) Liberdade de Informação (1) MDC (1) Mediação (1) Medição (1) Memex (1) Mineiro (1) Monografia (1) Máquina Memex (1) Niéde Guidon (1) ONGs (1) Oficina (1) Oportunidade (1) Organizar (1) Padronização (1) Palestra (1) Poema (1) PowerPoint (1) Preservação (1) Primeira Biblioteca (1) Privilégio (1) Reforma ortografica (1) Solsticio (1) UFMG (1) Unidade de Informação (1) Web 3.0 (1) Webdesigner (1) ano (1) atitude (1) autoconfiança (1) cartãovisita (1) comércio eletronico (1) debates (1) duplo sentido (1) e-commerce (1) eDoc (1) enem (1) etica (1) experiência (1) graduação (1) ilusão (1) imagem (1) informatica (1) links (1) lixo eletrônico (1) marc21 (1) mimo (1) mingual de milho verde (1) mundodalua (1) normalização (1) nova escola (1) pecados da informação (1) persona (1) português (1) produtoscdoc (1) profissional (1) projeto (1) s (1) sabedoria (1) serviçoscdoc (1) telefone (1) trabalho de conclusão de curso (1) valorização (1) wiki (1)