26 de outubro de 2012

MENSAGEM - Sabedoria só vem com idade e experiência.




Uma velha senhora foi para um safari na África e levou seu velho vira-lata com ela.

Um dia, caçando borboletas, o velho cão, de repente, deu-se conta de que estava perdido.

Vagando a esmo, procurando o caminho de volta, o velho cão percebe que um jovem leopardo o viu e caminha em sua direção, com intenção de conseguir um bom almoço .. 


O cachorro velho pensa: 

-Oh, oh! Estou mesmo enrascado ! Olhou à volta e viu ossos espalhados no chão por perto. Em vez de apavorar-se mais ainda, o velho cão ajeita-se junto ao osso mais próximo, e começa a roê-lo, dando as costas ao predador ... 

Quando o leopardo estava a ponto de dar o bote, o velho cachorro exclama bem alto: -Cara, este leopardo estava delicioso ! Será que há outros por aí ? 

Ouvindo isso, o jovem leopardo, com um arrepio de terror, suspende seu ataque, já quase começado, e se esgueira na direção das árvores. 

-Caramba! pensa o leopardo, essa foi por pouco ! O velho vira-lata quase me pega! 

Um macaco, numa árvore ali perto, viu toda a cena e logo imaginou como fazer bom uso do que vira: em troca de proteção para si, informaria ao predador que o vira-lata não havia comido leopardo algum.. . 


E assim foi, rápido, em direção ao leopardo. Mas o velho cachorro o vê correndo na direção do predador em grande velocidade, e pensa : 

-Aí tem coisa! 

O macaco logo alcança o felino, cochicha-lhe o que interessa e faz um acordo com o leopardo. O jovem leopardo fica furioso por ter sido feito de bobo, e diz: -'Aí, macaco! Suba nas minhas costas para você ver o que acontece com aquele cachorro abusado!' 

Agora, o velho cachorro vê um leopardo furioso, vindo em sua direção, com um macaco nas costas, e pensa: 



-E agora, o que é que eu posso fazer ? 

Mas, em vez de correr (sabe que suas pernas doloridas não o levariam longe...) o cachorro senta, mais uma vez dando costas aos agressores, e fazendo de conta que ainda não os viu, e quando estavam perto o bastante para ouvi-lo, o velho cão diz : 

-Cadê aquele macaco?...Ele é um cretino!!! Tô morrendo de fome! e ele disse que ia trazer outro leopardo para mim e não chega nunca! ' 


( Uma das) Moral da história: não mexa com cachorro velho... idade e habilidade se sobrepõem à juventude e intriga. 






Vamos socializar, porque chique é trocar informação! 
___________________________________ 
 Abraços, Lucineia Silva

19 de outubro de 2012

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – Descobrindo o tema




De posse de seu arcabouço de conhecimento é preciso definir uma linha de estudo.

Entre tantas coisas bacanas da área o que mais te chamou a atenção? O que você gostaria de falar, de sugerir ou propor melhoria. É esta é a hora do aluno ser crítico diante de uma situação. Não falo do sentido pejorativo da critica, mas sim, de forma mais linda, aquela que acrescenta valor positivo a uma dada situação. Criticar é dar uma opinião de forma a propor melhorias ou convergir em prol do assunto.



Irei apresentar um breve esquema que tende a ajudar no momento da escolha do tema ( na verdade, essa é a maneira pela qual me oriento, não é a única, nem a melhor; apenas uma), para o início da construção de um texto dissertativo de conclusão de curso.

Primeiro: pensa no que mais gostou de estudar, ler ou ter trabalhado ao longo do curso ( se o aluno estiver nos primeiros períodos, melhor ainda, pois ele terá alguns anos para se preparar bem).


Segundo: faça um esquema acerca do assunto a ser tratado.


Exemplo: Educação > infantil > da rede pública > do município > da região x. E assim por diante.

É preciso detalhar o tema, que é genérico. À medida que vou detalhando o tema é que consigo definir o meu assunto principal, este pode ser, inclusive, o meu objetivo.

Dentro do tema educação, o aluno quer trabalhar com a educação infantil. Esta voltada para a rede pública de ensino da rede municipal. O estudante ainda norteou a região. No entanto, faz ainda necessário e outras especificidades, tais como: ensino pré-escolar, fundamental, outro critério importante é a idade: de 0 a 5, ou de 6 a 9 anos e assim por diante. 


Com base neste breve esquema o aluno já consegue visualizar uma breve metodologia de trabalho, bem como sua revisão de literatura.   






Vamos socializar, porque chique é trocar informação!
__________________________________ 

12 de outubro de 2012

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – Descobrindo a paixão



Então você chegou ao último ano do seu curso. Parabéns! A caminhada até aqui, certamente, não foi fácil, mas se você ama o que faz, sem dúvida valeu a pena cada instante.

Muitos estudantes nesta fase são convidados a fazer o seu trabalho de conclusão de curso. Neste momento você deve dissertar sobre um tema da sua área de atuação. O aluno é avaliado por uma banca, que apresenta domínio no assunto trabalho pelo estudante.

Para desenvolvimento do TCC o aluno é acompanhado, semanalmente (duas vezes por semana, ou quinzenalmente, a critério do seu curso), por um professor que apresenta relevante conhecimento acerca do tema escolhido pelo estudante. Este professor é o orientador, e o aluno passa a ser o orientando.


Então o primeiro passo para um bom TCC é o aluno saber, de forma clara, o que ele quer pesquisar.
Entre tantos temas, vistos ao longo da sua graduação, é preciso escolher um. E ai aprofundar no assunto.






Vamos socializar, porque chique é trocar informação! 
___________________________________ 
 Abraços, Lucineia Silva

5 de outubro de 2012

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - Paixão pelo que se faz




Estar apaixonado é muito bom. Bom demais da conta!

Então, é neste clima que deve estar um formando, em fase de construção de seu trabalho de conclusão de curso (TCC). A monografia, dissertação, tese, artigo, deve ser vista como a coisa mais importante, atual, da sua vida. Você deve querer conhecê-la com detalhes. Quanto mais fundo ir, melhor. 


Nessa fase, o estudante deve querer conhecer bem o assunto sobre o qual está escrevendo, assim ganha segurança e propriedade na fala. É claro que é normal a gente, às vezes, ficar inseguro na hora de escrever, até os grandes mestres da nossa área passam por isso. O que não pode ocorrer é não ter o domínio, pelo menos parcial, do tema tratado. Por isso inicialmente falei da paixão. 






Vamos socializar, porque chique é trocar informação!
 ___________________________________
 Abraços,
Lucineia Silva
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

>>>

>>>
troca de informação (125) acesso a informação (77) tecnologia da informação (44) Ciência da Informação (38) aprendizagem (35) conhecimento (34) selos (33) amizade (28) fontes de informação (27) mensagem (21) Biblioteconomia (20) Concurso Público (20) ciencia da informação (19) socialização (17) Redes Sociais (14) estudo (14) Cultura (13) Informação (13) Bibliotecário (12) Pesquisa (12) dicas (12) segurança da informação (12) Amor (11) Concurso Público. (11) Sociedade da Informação (11) organização da informação (11) inforamção (10) Circuito Cultural Praça da Liberdade (9) Gestão de Documentos (9) consultoria (9) educação (9) Acervo (8) Organização de Arquivos (8) abnt (8) comunicação (8) Biblioteca Escolar (7) Catalogação (7) arquitetura da informação (7) livro (7) Competências (6) Gestão da Informação (6) cliquedocumental (6) internet (6) promoção (6) tcc (6) Fonte de Informação (5) Frase (5) Gestão estratégica da Informação (5) Inovação (5) Profissionais da Informação (5) arqueologia (5) cursos (5) Análise Informação (4) Arquivo (4) Biblioteca Infantil (4) Biblioteca Parque (4) Ciência (4) Figuras Rupestres (4) Fundamentos (4) Homenagem (4) Organização de Documentos (4) Software (4) carreira (4) contos (4) entrevista (4) inteligencia (4) leitura (4) memi (4) profissão (4) Descoberta (3) Deus (3) Direito constitucional (3) Diversão (3) Gestão Arquivos (3) Layout (3) Plano de Classificação (3) Serra da Capivara (3) Vídeo (3) Windows (3) curriculo (3) disseminação (3) jogos (3) literatura (3) qualidade (3) sistema operacional (3) Atualização (2) Cidadania (2) Davenport (2) Digital (2) Doação (2) Doutorado em CI (2) Ecologia da Informação (2) Edital (2) Educador (2) Formação Continuada (2) Fotografia (2) História da Informática (2) KDY Fotografia (2) Liderança (2) Mapas Mentais (2) Mestrado em CI (2) Pós Graduação (2) TCC_CDOC (2) Wireframe (2) backup (2) brincadeira (2) cdd (2) ciberespaço (2) ciinforama (2) computadores (2) emprego (2) ensino (2) escrita (2) humanidade (2) indexação (2) norma (2) noticias (2) nutrição (2) pesquisa cientifica (2) projeto de Lei (2) serviços (2) vírus (2) Análise Documentária (1) Artigo (1) Biblioteca Virtual (1) CCBB (1) CDU (1) Carro-Biblioteca (1) Classificação a Informação (1) Colaboração (1) Coleção (1) Compartilhamento (1) Compartilhamento de pastas (1) Curso Grátis (1) Cutter (1) Câmara Municipal de Belo Horizonte (1) Dia frio (1) Documentação (1) Domínio Público (1) Driver (1) Energia (1) FUNDARTE (1) Folksonomia (1) Fundac (1) GCM (1) GED (1) Gestão (1) Gibis (1) Google (1) Hatsune Miku (1) Hemeroteca (1) Hipertexto (1) Inclusão Social (1) Infância (1) Jesus (1) Jornal eletrônico (1) Lancaster (1) Lei (1) Liberdade de Informação (1) MDC (1) Mediação (1) Medição (1) Memex (1) Mineiro (1) Monografia (1) Máquina Memex (1) Niéde Guidon (1) ONGs (1) Oficina (1) Oportunidade (1) Organizar (1) Padronização (1) Palestra (1) Poema (1) PowerPoint (1) Preservação (1) Primeira Biblioteca (1) Privilégio (1) Reforma ortografica (1) Solsticio (1) UFMG (1) Unidade de Informação (1) Web 3.0 (1) Webdesigner (1) ano (1) atitude (1) autoconfiança (1) cartãovisita (1) comércio eletronico (1) debates (1) duplo sentido (1) e-commerce (1) eDoc (1) enem (1) etica (1) experiência (1) graduação (1) ilusão (1) imagem (1) informatica (1) links (1) lixo eletrônico (1) marc21 (1) mimo (1) mingual de milho verde (1) mundodalua (1) normalização (1) nova escola (1) pecados da informação (1) persona (1) português (1) produtoscdoc (1) profissional (1) projeto (1) s (1) sabedoria (1) serviçoscdoc (1) telefone (1) trabalho de conclusão de curso (1) valorização (1) wiki (1)