Pesquisadores finlandeses criaram um sistema que usa óculos especiais para inferir os interesses do seu usuário e fornecer informações adicionais úteis sobre cada assunto. Esta pesquisa vem somar e muito para a área de Estudos de Usuários, da Ciência da Informação.
Olha que interessante:
O sistema, que se enquadra na categoria das chamadas realidades aumentadas e inclui um rastreador dos olhos, identifica pessoas, locais e textos para os quais a pessoa está olhando.
A partir desse contexto, o programa associado ao equipamento usa técnicas de aprendizado de máquina para deduzir os interesses da pessoa e auxiliá-la com informações adicionais relevantes.
As informações são mostradas na forma de texto nos próprios óculos, que também fazem as vezes de tela de projeção.
Por exemplo, é possível ver informações adicionais que estiverem disponíveis sobre uma pessoa simplesmente olhando para ela - e, em tempos de redes sociais, as informações disponíveis geralmente são fartas.
Os pesquisadores focaram seu trabalho no ambiente acadêmico, demonstrando que o sistema pode ser útil para descobrir as últimas publicações de um pesquisador que está passando pelo corredor ou ter informações adicionais sobre um evento olhando para um cartaz afixado no quadro de avisos.
Nas versões de testes, as informações mostradas ao usuário dos óculos foram inseridas previamente em um banco de dados dedicado, incluindo as fotos das pessoas.
O sistema também se mostrou muito útil na interação com os códigos de barras bidimensionais, que codificam informações sobre produtos e eventos.
No entanto, o sistema também pode ser configurado para obter informações da internet e das redes sociais. É possível, por exemplo, fazer uma pesquisa pelo Google apenas olhando diretamente para as palavras de interesse.
Fonte: Redação do Site Inovação Tecnológica. Acesso em: 04/01/2011
Protótipo |
Além dos estudos de usuários da área da Ciência da Informação, Robótica e afins, esta nova tecnologia fez-me recordar do filme Minority Report, com Tom Cruise.
Eita!
Vamos socializar, porque chique é trocar informação!
___________________________________
Abraços, Lucineia Silva
Tomara que essa tecnologia dos óculos podem ajudar nós blogueiros! Vai ajudar muito em saber o que os visitantes de nosso site querem ver no blog!
ResponderExcluirO sucesso parece mesmo estar no olhar - descobrir seus usuários a partir do que mais se interessam e olham. Também assisti ao filme Minority Reporter, posso dizer que é um ótimo filme pois me abriu bastante a cabeça. O olhar de Tom Cruizer (ou melhor sua retina era sua identidade) ...
ResponderExcluirTenha ótimo fim de semana!
Não posso esquecer também de agradecer pelo selo!!
ResponderExcluirObrigadão!
Nossa! Navegando e conhecendo.
ResponderExcluirSe entendi direito e se está relacionado ao filme Minority Reporter, como trataremos como as novas idéias, as invenções, as patentes...? Nesse caso há os dois lados da moeda.