De posse de seu arcabouço de
conhecimento é preciso definir uma linha de estudo.
Entre tantas coisas bacanas da
área o que mais te chamou a atenção? O que você gostaria de falar, de sugerir
ou propor melhoria. É esta é a hora do aluno ser crítico diante de uma
situação. Não falo do sentido pejorativo da critica, mas sim, de forma mais
linda, aquela que acrescenta valor positivo a uma dada situação. Criticar é dar
uma opinião de forma a propor melhorias ou convergir em prol do assunto.
Irei apresentar um breve esquema que tende a ajudar no momento da escolha do tema ( na verdade, essa é a maneira pela qual me oriento, não é a única, nem a melhor; apenas uma), para o início da construção de um texto dissertativo de conclusão de curso.
Primeiro: pensa no que mais gostou de estudar, ler ou ter trabalhado ao longo do curso ( se o aluno estiver nos primeiros períodos, melhor ainda, pois ele terá alguns anos para se preparar bem).
Segundo: faça um esquema acerca do assunto a ser tratado.
Exemplo: Educação > infantil > da rede pública > do município > da região x. E assim por diante.
É preciso detalhar o tema, que é
genérico. À medida que vou detalhando o tema é que consigo definir o meu
assunto principal, este pode ser, inclusive, o meu objetivo.
Dentro do tema educação, o aluno
quer trabalhar com a educação infantil. Esta voltada para a rede pública de
ensino da rede municipal. O estudante ainda norteou a região. No entanto, faz
ainda necessário e outras especificidades, tais como: ensino pré-escolar,
fundamental, outro critério importante é a idade: de 0 a 5, ou de 6 a 9 anos e
assim por diante.
Com base neste breve esquema o
aluno já consegue visualizar uma breve metodologia de trabalho, bem como sua
revisão de literatura.
Vamos socializar,
porque chique é trocar informação!
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