O acesso à informação e ao conhecimento
é essencial. Neste contexto o Portal Domínio Público, ligado ao Ministério da Educação, apresenta ao público uma
série de obras que podem ser acessadas gratuitamente via internet.
Por meio desta desta biblioteca virtual o usuário pode pesquisar diversas categorias,
tais como> Ciência da Informação, Comunicação, Administração, Direito, Economia,
Educação, Coleção Educadores entre outros assuntos de interesse do aluno
pesquisador.
A pesquisa no portal pode ser feita por tipo de mídia (texto, áudio, imagem.. ), categoria (Educação, Economia, Saúde...), assunto, teses/dissertações, autor, título ou idioma.
Pesquisando sobre Ciência da Informação achei muito coisa boa, e este site já esta na minha lista de favoritos. Sempre se recorro a ele diante de uma necessidade de informação, uma boa fonte deve ser valorizada.
O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.
Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal. Desta forma, também pretende contribuir para o desenvolvimento da educação e da cultura, assim como, possa aprimorar a construção da consciência social, da cidadania e da democracia no Brasil.
Adicionalmente, o "Portal Domínio Público", ao disponibilizar informações e conhecimentos de forma livre e gratuita, busca incentivar o aprendizado, a inovação e a cooperação entre os geradores de conteúdo e seus usuários, ao mesmo tempo em que também pretende induzir uma ampla discussão sobre as legislações relacionadas aos direitos autorais - de modo que a "preservação de certos direitos incentive outros usos" -, e haja uma adequação aos novos paradigmas de mudança tecnológica, da produção e do uso de conhecimentos.
(Fernando Haddad - Ministro de Estado da Educação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário