Wireframe é um desenho, esqueleto, a arquitetura do website. Nele contém de modo geral a estrutura do site e seus relacionamentos de páginas e links, onde devem ficar localizado os objetos e menus de interação do site. Ele auxilia o profissional de desenvolvimento de site ou sistema na compreensão e construção de projetos de acordo com os requisitos funcionais exigidos pelo cliente.
Mais que um simples desenho de projeção de um sistema, ele retrata a arquitetura de informação que o cliente necessita em termos conteúdo, viabiliza o acesso adequado às informações para os usuários, e cuida do contexto do site ou sistema. Diante disso, fico evidente que wireframe busca auxílio de outros áreas, entregáveis e metodologia como a Arquitetura da Informação, Estudos de Usuário e Usabilidade. Podemos definir o wireframe como dos mais importantes entregáveis, como uma ferramenta de gestão do conhecimento, que pode ser entregue tanto para o usuário, feedback e identificação da experiência do usuário com o protótipo, quanto para o desenvolvedor se sites, sistemas ou programas, no intuído de fornecer conhecimentos consolidados e informações importantes para elaboração de sistemas conforme necessidades e exigências do cliente.
Segundo Barros (2011), wireframe é um guia visual para o site que organiza os elementos da interface e conteúdo no espaço. Além do mais estabelece a estrutura que será usada pelo designer para construir o layout, bem como requisitos funcionais que serão usados pelo desenvolvedor. Por isso deve ser simples, permitindo rápidas alterações; e informativo, permitindo que se façam testes com usuários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário