Uma mudança de paradigmas tem transformado
o acesso à leitura, mundo afora. Bibliotecas
deixaram de ser o local onde estão reunidos livros e revistas impressas para se
tornarem o espaço de acesso à informação e ao conhecimento em múltiplos
formatos.
Bibliotecas públicas só têm significado se contribuírem para enriquecer a vida
do usuário. É a partir dessa premissa que foram desenvolvidos os projetos das
bibliotecas- parque, vinculadas ao Programa
de Aceleração do Crescimento (PAC).
Inspirada nas bibliotecas-parque de Medelin e Bogotá, na Colômbia, a Biblioteca Parque de Manguinhos, inaugurada em abril de 2010, é a primeira de uma série de espaços criados, em áreas de risco, para oferecer aos usuários acesso imediato e fácil à informação. Dessa forma, criam um ambiente de convivência e convergência na comunidade, contribuindo para a diminuição da violência e para a inclusão social.
A Biblioteca Parque de Niterói é a segunda da rede de Bibliotecas Parque que a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (SEC) vem implementando. Após cuidadosa obra de restauração, a BPN foi reinaugurada em julho de 2011 e transformada num espaço pautado pelo livre acesso de informação.
A Biblioteca Parque da Rocinha, inaugurada em junho de 2012 e, assim como a Biblioteca Parque de Manguinhos vinculada ao PAC, oferece entre outros serviços, acesso livre às estantes, empréstimo domiciliar, acesso gratuito à internet e atividades para crianças e jovens. Entre os setores, CDteca e DVDteca, Jardim de Leitura e Sala Multiuso.
Em abril de 2014, seguindo os mesmos padrões das bibliotecas parque de Manguinhos, Rocinha e Niterói, foi reaberta a BibliotecaParque Estadual, que passa a ser a matriz da rede de Bibliotecas Parque que o Governo do Rio de Janeiro está implantando no estado. A nova BPE pretende ser um polo de atividades culturais, informação e lazer acessível a todos, sem restrição de idade, região de domicílio ou nível de formação.
Dessa forma, as novas Bibliotecas do PAC pretendem oferecem aos seus usuários leitura em diferentes suportes, com grande oferta documental eletrônica, em espaços apropriados para atividades culturais e serviços diversos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário