28 de abril de 2009

GRIPE SUÍNA - EPDEMIA?!

A gripe Suína é uma doença causada pelo vírus A/H1N1. O vírus pode ser transmitido através de contato com animais e objetos contaminados. Existe a vacina para os porcos, mas ainda não se descobriu uma que possa ser utilizada pelos humanos. A vacina destinada à prevenção da "gripe convencional" oferece pouca ou nenhuma proteção contra o vírus da gripe Suína.
Foto: Folha de São Paulo.

Os sintomas desta doença são: tosse, catarro, intensas dores musculares e nas articulações, aumento brusco da temperatura corporal, irritação de olhos e dor de cabeça.

Apesar dos dois casos de suspeita da doença em Belo Horizonte, o diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Agenor Álvarez, afirma: “ainda não há evidência de que o vírus de gripe suína esteja circulando no Brasil”. Entende-se que o nosso País apresenta condições para assegurar a população a não infecção ao vírus A/H1N1, além do mais, afirmam-se que são 49 hospitais preparados para receber pessoas com suspeitas da doença. Mas há necessidade de proteção principalmente em relação a entrada de pessoas no Brasil, tal fato deve ser vistoriado pela Vigilância Sanitária, pois casos de suspeitas já foram identificados no País e em Minas.


Deixe sua opinião sobre o assunto. Vamos trocar informações!


Um abraço

25 de abril de 2009

BEAL, Adriana. Gestão estratégica da informação

O livro apresenta uma visão integrada da gestão da informação e da Tecnologia da Informação (TI) dentro de um referencial estratégico. Além dos conceitos importantes sobre o tema, a obra contém uma metodologia clara para a implantação da gestão estratégica da informação nas organizações, possibilitando o estabelecimento, na prática, de processos gerenciais adequados para a manutenção de um fluxo de informações eficiente e eficaz, com impacto significativo sobre o desempenho organizacional. Seu conteúdo abrange desde a conceituação básica do que vem a ser informação até as maneiras pelas quais as organizações podem definir e concretizar estratégias de informação e de TI capazes de transformar o uso da informação da tecnologia em fator de sobrevivência e de crescimento do negócio.
Para facilitar a conexão entre teoria e prática, foram incluídos estudos de casos, extraídos de trabalhos de pesquisa sobre o assunto, bem como da experiência da autora e de profissionais consultados.

23 de abril de 2009

INMETRO abre concurso para vários cargos - Maio/2009

O Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) lançou, no último dia 20, edital de seleção com 127 vagas de nível superior para os cargos de Analista Executivo em Metrologia e Qualidade e de Pesquisador Tecnologista em Metrologia e Qualidade.
O concurso é organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UNB), será dividido em duas fases: prova objetiva e discursiva, eliminatória e classificatória; e prova de títulos, de caráter classificatório, conforme edital http://www.cespe.unb.br/concursos/INMETRO2009/arquivos/ED_1_2009_INMETRO_ABT.PDF
As áreas de atividades para analista são: Avaliação da Conformidade, Ciências Contábeis, Comunicação Social - Jornalismo; Desenvolvimento de Recursos Humanos; Desenvolvimento de Sistemas; Documentação/Ciência da Informação; Ensino a Distância; Estatística; Gestão Pública; Infraestrutura/Suporte; Processos de Negócios e Tecnologia da Informação; Programação Visual e Redes. As oportunidades destinadas ao cargo de pesquisador são em Arquitetura; Articulação Internacional; Biologia; Ciências Econômicas; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; História da Ciência e da Tecnologia; Informática Aplicada à Metrologia Legal; Meio Ambiente; Metrologia Química; Processos de Informática; Qualidade dos Alimentos; Tecnologia Aplicada às Telecomunicações e Tecnologia e Inovação.

Inscrição

A taxa de participação é de R$ 100, e as inscrições deverão ser feitas, somente, no site do CESPE: http://www.cespe.unb.br/concursos/INMETRO2009/ no período de 4 a 26 de maio de 2009.

Fonte: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília

22 de abril de 2009

Hoje se comemora o dia Mundial da Terra

Desde 1990 o Brasil, entre outros países, comemora o dia da terra. Tal ação iniciou-se em meados da década de 70 com Gaylord Nelson.

Conforme reportagem de Marina Silva Ministra do Meio Ambiente do Brasil, é de conhecimento que a nossa Terra tem em torno de 4,5 bilhões de anos e existem várias teorias para o “nascimento” do planeta. A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, tendo a Lua como seu único satélite natural. A Terra tem 510,3 milhões de km2 de área total, sendo que aproximadamente 97% é composto por água (1,59 bilhões de km3). A quantidade de água salgada é 30 vezes a de água doce, e 50% da água doce do planeta está situada no subsolo. A atmosfera terrestre vai até cerca de 1.000 km de altura, sendo composta basicamente de nitrogênio, oxigênio, argônio e outros gases.

Há 400 milhões de anos a Pangéia reunia todas as terras num único continente. Com o movimento lento das placas tectônicas (blocos em que a crosta terrestre está dividida), 225 milhões de anos atrás a Pangéia partiu-se no sentido leste-oeste, formando a Laurásia ao norte e Godwana ao sul e somente há 60 milhões de anos a Terra assumiu a conformação e posição atual dos continentes.

O relevo da Terra é influenciado pela ação de vários agentes (vulcanismo), abalos sísmicos, ventos, chuvas, marés, ação do homem) que são responsáveis pela sua formação, desgaste e modelagem. O ponto mais alto da Terra é o Everest no Nepal/ China com aproximadamente 8.848 metros acima do nível do mar. A Terra já passou por pelo menos 3 grandes períodos glaciais e outros pequenos.

A reconstituição da vida na Terra foi conseguida através de fósseis, os mais antigos que conhecemos datam de 3,5 bilhões de anos e constituem em diversos tipos de pequenas células, relativamente simples. As primeiras etapas da evolução da vida ocorreram em uma atmosfera anaeróbia (sem oxigênio).

As teorias da origem da vida na Terra, são muitas, mas algumas evidências não podem ser esquecidas. As moléculas primitivas, encontradas na atmosfera, compõe aproximadamente 98% da matéria encontrada nos organismos de hoje. O gás oxigênio só foi formado depois que os organismos fotossintetizantes começaram suas atividades. As moléculas primitivas se agregam para formar moléculas mais complexas.

A evidência disso é que as mitocôndrias celulares possuam DNA próprio. Cada estrutura era capaz de se satisfazer suas necessidades energéticas, utilizando compostos disponíveis. Com este aumento de complexidade, elas adquiriram capacidade de crescer, de se reproduzir e de passar suas características para as gerações subseqüentes.

A população humana atual da Terra é de aproximadamente 6 bilhões de pessoas e a expectativa de vida é em média de 65 anos. Para mantermos o equilíbrio do planeta é preciso consciência dessa importância, a começar pelas crianças. Não se pode acabar com os recursos naturais, essenciais para a vida humana, pois não haverá como repô-los. O pensamento deve ser global, mas a ação local, como é tratado na Agenda 21.



Referência: Marina Silva. Dia Mundial da Terra. Ministra do Meio Ambiente do Brasil. Site Ambiente Brasil S/S Ltda http://www.ambientebrasil.com.br/

20 de abril de 2009

21 de Abril - Dia de Tiradentes

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes

Joaquim José da Silva Xavier é tido, no Brasil, como mártir da Incofidência Mineira.

17 de abril de 2009

A POLUIÇÃO VIRTUAL


Spam “spiced ham”, é o nome dado ás mensagens enviadas em massa de forma invasiva. Calcula-se que o volume de spams na rede tem aumentando surpreendentemente. As mensagens publicitárias que são enviadas aos utilizadores de e-mails ao mesmo tempo (em massa) e que não foram pedidas por esses utilizadores são consideradas spam. Existem Países que para regular a prática de envio de propagandas criaram Legislações, mas a sua eficácia é discutível. Apesar disso, diversas entidades governamentais, comerciais e independentes declaram que o spam é um dos maiores problemas atuais da comunicação na web.

Segundo Jeff Green, vice-presidente sênior de desenvolvimento de produtos do McAfee. "À medida que o mundo enfrenta o crescente problema de mudança climática, o spam tem um imenso impacto financeiro, pessoal e ambiental para as empresas e as pessoas".

Para minimizar o recebimento de spams, digo isso porque não existe 100% de segurança, é fundamental que o usuário tenha software de proteção antivius/antispaware/antispam. Algumas ferramentas que devem ser usados para a segurança dos dados e informações no meio virtual são: AVG, Spyware; Mail Filter; McAfee; entre outras.

Cuidado! Outros programas maliciosos que poluem o ambiente virtual:


Vírus são programas capazes de atingir arquivos e programas de um computador que tenha sido "infectado" através de sua execução. Como em cada um deles é inserido uma nova cópia, esses arquivos ou programas passam a transmitir o vírus também. Embora existam vírus cuja única finalidade é perturbar o usuário do computador, a maioria deles age destrutivamente, corrompendo ou apagando arquivos e desconfigurando o sistema.

Worms são programas que se replicam e tentam atingir outros computadores, mas diferentemente dos vírus, não precisam de um arquivo para transportá-los. Um worm pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema, além de se auto-replicar, tais como: deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos por email.

Trojans programas que desativam as medidas de segurança comuns de um computador em rede, permitindo que um programa sendo executado em um outro computador adquira privilégios e possa copiar, alterar e remover os arquivos e registros do computador em que o trojan está instalado.


Um abraço

13 de abril de 2009

FALHAS EM SERVIÇOS DE TELEFONIA

A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) abre investigações sobre falhas de prestação de serviços de telecomunicações que afetaram os consumidores nos últimos dias, sobretudo, no último feriado.

Usuários que estavam viajando durante o feriado ficaram por horas sem ter contato com seus familiares. O caos foi total, pela falta de comunicação. Ao ligar para as empresas telefônicas que ofereciam problemas, a noticia que os usuários recebiam era de que em breve tudo seria solucionado. É possível?

A ANATEL investiga problemas de serviços de banda larga da Telefônica no Estado de São Paulo, e falhas em equipamento em Belo Horizonte, que teria afetado várias regiões do país.


Abraços.


VEVO SITE DE MÚSICAS E VÍDEOS

NOVIDADES!!!


Em breve o YouTube e a Universal Music Group irão lançar um novo site de músicas e vídeos que se chamará Vevo.

Os planos para o Vevo se somam à renovação e a extensão de acordos de diretos do YouTube para lançar conteúdos em vídeo de artistas contratados da Universal Music, como U2, 50 Cent e Kanye West, diz G1 - Tecnologia.



Abraço.


Lucineia Silva

7 de abril de 2009

Google investe nas redes sociais

Após, o sucesso do Orkut e de seus Blogs o Google pretende lançar os microblogs, miniblogs para seus usuários, em especial Norte-Americanos, em que vem se destacando nos últimos anos.
O Google pretende adquire o Twitter, rede social que se assemelha a um blog tradicional que permite a descrição de conteúdos breves (140 caracteres) por meio de celular, e-mails, etc.; o que facilita a comunicação entre os seus usuários.

A importância do Twitter para a chamada busca em tempo real, em que a velocidade de atualização da rede seria capaz de prover resultados ainda mais atualizados que as buscas consideradas tradicionais. Através deste serviço os usuários podem atualizar seus dados e informações via celular.

Segundo o Jornal Folha de São Paulo, o país do futebol pode também ser considerado a nação das redes sociais. O último relatório da Nielsen Online destaca que 80% dos usuários brasileiros visitaram redes de relacionamento e blogs ao longo de 2008. Tal questão nos leva a questionar situação atual quanto a integridade, confidencialidade e disponibilidades destas informações dispostas nas redes sociais. O aumento do uso deve conduzir á qualidade na prestação de serviços por parte de seus fornecedores.

Voltando... a compra dos serviços do Twitter sustenta hipóteses de que o Google esteja planejando sua presença no mercado de serviços de internet móvel por meio da criação de um sistema operacional para celulares. Vamos aguardar!!!???

Outro ponto interessante, levantado pelos estudiosos, é que o Twitter é uma das ferramentas da Web 2.0.

O que acha dos microblogs no Brasil?


Um abraço
Lucineia Silva

Windows XP e Office 2003 tem dias contatados

A Microsoft anunciou, oficialmente, que deixará de produzir suportes para o Windows XP e para o pacote Office 2003 em 14 de abril de 2009. Este assunto já não é novo, pelo contrario. Já vinha sendo discutido na impressa e no próprio site da empresa esta tendência, agora confirmadissima!A última atualização realizado pela empresa ocorreu por volta de setembro de 2007 com o Service Pack 3 (SP3). O Office 2003 terá, a partir de agora apenas o suporte estendido. Isso quer dizer que os usuários ou empresas que precisem de ajuda, além das correções, terão que pagar o serviço a Microsoft. A empresa de informática mais famosa do mundo continuará a oferecer atualizações de segurança para todos os usuários do Office 2003 durante a fase de suporte estendido, além de manter a atualização das definições de spam do Outlook. Prevê que o suporte estendido para o pacote Office 2003 termina em 2014.

Uma boa opção, além de se fazer cumprir fielmente o contrato vigente com a empresa, é os usuários Office 2003, migrarem para a versão mais atual da Microsoft: Windows Vista e Office 2007.
Outra opção interessante é usar os sistemas gratuitos: Kurumin Linux; BrOffice.

Dêem opiniões sobre o assunto!

Um abraço
Lucineia Silva

1 de abril de 2009

Redes Sociais

Em abril a Justiça de Santa Catarina determinou que o Google pagasse indenização a duas jovens vítimas de difamação pela rede social Orkut. O juiz que julgou o caso considerou o conteúdo dos falsos perfis muito agressivos e desrespeitosos, pois os mesmos apresentavam imagens de nudez e textos grosseiros. Assim, ficou definido que o Google Brasil compensasse cada jovem com a quantia de R$ 5 mil reais.

O Google, segundo Zmoginski do Plantão INFO Online, não comentou a decisão, e poderá recorrer da decisão do Juiz, já que a sentença foi emitida em primeira instância.

Em outras situações semelhantes, a Justiça decretou que o autor da ofensa fosse o responsável pelo pagamento de indenização e não a empresa responsável por hospedar o conteúdo agressivo. No entanto quando o autor não pode ser identificado responsabilizam-se a empresa que fornece a ferramenta de publicação da informação, por considerar que são responsáveis pelo conteúdo que hospedam e publicam.

Como as empresas responsáveis pelas redes sociais podem controlar o conteúdo publicado?
De certo modo, acredito que por meio da identificação do usuário por meio de seu CPF/RG e/ou outros documentos é possível, no mínimo, identificar quem é quem. Através do CPF não terá como uma pessoa criar dois perfis. Com tal atitude podemos pelo menos minimizar os caos ocorridos freqüentemente nas redes sociais.
Não podemos esquecer, e nem abrir mão, do trabalho coletivo de educação para o uso das redes sociais. Nesse ponto, contamos também com a colaboração do Governo no incentivo ao uso consciente dos recursos/conteúdos on-line.

Um abraço
Lucineia Silva

Dia da Mentira

Hojé dia da mentira ou dos bobos...rsrsrsrsrs

Várias são as explicações para o 1º de abril ter se transformado no Dia das Mentiras ou Dia dos Bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França após século XVI, onde o Ano Novo iniciaria no dia 1º de janeiro.
Antes do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.
Em 1564, depois da adoção do calendário Gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o Ano Novo seria comemorado no dia 1 de janeiro de cada Ano. Alguns comunidades da Francesas resistiram à mudança de datas e continuaram a seguir o antigo calendário, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril.

Abraços

Lucineia Silva
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

>>>

>>>
troca de informação (125) acesso a informação (77) tecnologia da informação (44) Ciência da Informação (38) aprendizagem (35) conhecimento (34) selos (33) amizade (28) fontes de informação (27) mensagem (21) Biblioteconomia (20) Concurso Público (20) ciencia da informação (19) socialização (17) Redes Sociais (14) estudo (14) Cultura (13) Informação (13) Bibliotecário (12) Pesquisa (12) dicas (12) segurança da informação (12) Amor (11) Concurso Público. (11) Sociedade da Informação (11) organização da informação (11) inforamção (10) Circuito Cultural Praça da Liberdade (9) Gestão de Documentos (9) consultoria (9) educação (9) Acervo (8) Organização de Arquivos (8) abnt (8) comunicação (8) Biblioteca Escolar (7) Catalogação (7) arquitetura da informação (7) livro (7) Competências (6) Gestão da Informação (6) cliquedocumental (6) internet (6) promoção (6) tcc (6) Fonte de Informação (5) Frase (5) Gestão estratégica da Informação (5) Inovação (5) Profissionais da Informação (5) arqueologia (5) cursos (5) Análise Informação (4) Arquivo (4) Biblioteca Infantil (4) Biblioteca Parque (4) Ciência (4) Figuras Rupestres (4) Fundamentos (4) Homenagem (4) Organização de Documentos (4) Software (4) carreira (4) contos (4) entrevista (4) inteligencia (4) leitura (4) memi (4) profissão (4) Descoberta (3) Deus (3) Direito constitucional (3) Diversão (3) Gestão Arquivos (3) Layout (3) Plano de Classificação (3) Serra da Capivara (3) Vídeo (3) Windows (3) curriculo (3) disseminação (3) jogos (3) literatura (3) qualidade (3) sistema operacional (3) Atualização (2) Cidadania (2) Davenport (2) Digital (2) Doação (2) Doutorado em CI (2) Ecologia da Informação (2) Edital (2) Educador (2) Formação Continuada (2) Fotografia (2) História da Informática (2) KDY Fotografia (2) Liderança (2) Mapas Mentais (2) Mestrado em CI (2) Pós Graduação (2) TCC_CDOC (2) Wireframe (2) backup (2) brincadeira (2) cdd (2) ciberespaço (2) ciinforama (2) computadores (2) emprego (2) ensino (2) escrita (2) humanidade (2) indexação (2) norma (2) noticias (2) nutrição (2) pesquisa cientifica (2) projeto de Lei (2) serviços (2) vírus (2) Análise Documentária (1) Artigo (1) Biblioteca Virtual (1) CCBB (1) CDU (1) Carro-Biblioteca (1) Classificação a Informação (1) Colaboração (1) Coleção (1) Compartilhamento (1) Compartilhamento de pastas (1) Curso Grátis (1) Cutter (1) Câmara Municipal de Belo Horizonte (1) Dia frio (1) Documentação (1) Domínio Público (1) Driver (1) Energia (1) FUNDARTE (1) Folksonomia (1) Fundac (1) GCM (1) GED (1) Gestão (1) Gibis (1) Google (1) Hatsune Miku (1) Hemeroteca (1) Hipertexto (1) Inclusão Social (1) Infância (1) Jesus (1) Jornal eletrônico (1) Lancaster (1) Lei (1) Liberdade de Informação (1) MDC (1) Mediação (1) Medição (1) Memex (1) Mineiro (1) Monografia (1) Máquina Memex (1) Niéde Guidon (1) ONGs (1) Oficina (1) Oportunidade (1) Organizar (1) Padronização (1) Palestra (1) Poema (1) PowerPoint (1) Preservação (1) Primeira Biblioteca (1) Privilégio (1) Reforma ortografica (1) Solsticio (1) UFMG (1) Unidade de Informação (1) Web 3.0 (1) Webdesigner (1) ano (1) atitude (1) autoconfiança (1) cartãovisita (1) comércio eletronico (1) debates (1) duplo sentido (1) e-commerce (1) eDoc (1) enem (1) etica (1) experiência (1) graduação (1) ilusão (1) imagem (1) informatica (1) links (1) lixo eletrônico (1) marc21 (1) mimo (1) mingual de milho verde (1) mundodalua (1) normalização (1) nova escola (1) pecados da informação (1) persona (1) português (1) produtoscdoc (1) profissional (1) projeto (1) s (1) sabedoria (1) serviçoscdoc (1) telefone (1) trabalho de conclusão de curso (1) valorização (1) wiki (1)