O Parque Nacional Serra da Capivara é uma unidade de conservação arqueológico com uma riqueza de vestígios que se conservaram durante milênios.
O patrimônio cultural e os ecossistemas locais estão intimamente ligados, pois a conservação do primeiro depende do equilíbrio desses ecossistemas.
O equilíbrio entre os recursos naturais é o condicionante na conservação dos recursos culturais e foi o que orientou o zoneamento, a gestão e o uso do Parque pelo poder público. É um local com vários atrativos, monumental museu a céu aberto, entre belíssimas formações rochosas, onde encontram sítios arqueológicos e paleontológicos espetaculares, que testemunham a presença de homens e animais pré-históricos.
O parque nacional foi criado graças, em grande parte, ao trabalho da arqueóloga Niéde Guidon, que hoje dirige a Fundação Museu do Homem Americano, instituição responsável pelo manejo do parque.
Da parte do Governo Federal. Ministério do Meio Ambiente e da Cultura, o museu fica sendo deixado de lado, não existe investimentos no parque, tanto de mão-de-obra qualificada, quanto de infra-estrutura. Lamentável ver que o governo não investe, de forma estratégica, na ciência e tecnologia no país.
Ver o trabalho da Niède Guidon e sua determinação é muto gratificante. Os achados arqueológicos reconta a história do homem na terra. Por isso, entre outras mil questões, é frustrante constatar que não há investimento do governo brasileiro para o parque serra da capivara. A pesquisa é fundamental em um país, se ela não nos garante um a confirmação de um dado fato, ela o refuta-o, e isso serve de avanço e aprimoramento para outros estudo em ciência e tecnologia. O governo do nosso país age de forma contrária à maioria dos governos de outros países, que atraem pessoas à suas reservas naturais, investem em infra-estrutura e pessoal qualificado.
Vamos socializar,
porque chique é trocar informação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário