Resumo: Monografia de conclusão do curso, Ciencia da Informação PUC-MG.
Autora: SILVA, Lucineia Gomes da.
A presente pesquisa discute a proeminência das fontes de informação para a formação continuada do professor. Utilizou-se um estudo de caso com o objetivo de identificar as principais fontes de informação que os professores do ensino fundamental buscam para sanar suas necessidades de informação sobre o tema formação continuada. O estudo dedicou-se também a identificar as fontes de informação mais referenciadas e usadas pelos professores para elaborar planos de aula, e para manterem-se atualizados com os assuntos das disciplinas. Foram aplicados 16 questionários aos professores do estudo de caso; entrevista semi-estruturada a diretora da escola e à assessora pedagógica do NRE, em Contagem, no qual à escola do estudo de caso está inserido. A partir da análise dos dados foi identificado que a maioria dos professores da escola não realizam formação continuada atualmente. Em relação à busca de informação para formação continuada os professores usam mais os contatos pessoais e a internet. Para elaborar planos de aula há pouco uso da internet e da biblioteca escolar. A partir das considerações finais do estudo, foi identificado como necessário: à incorporação da internet e da biblioteca como fonte para o professor elaborar seus planos de aula; trabalho em equipe e aumento da interação entre os professores; maior interação do professor com os familiares dos alunos”, entre outras. Com base no exposto a presente pesquisa vem somar para melhorar a relação do professor com a formação continuada.
Palavras-chaves: formação continuada do professor; fontes de informação; uso de informação.
Autora: SILVA, Lucineia Gomes da.
A presente pesquisa discute a proeminência das fontes de informação para a formação continuada do professor. Utilizou-se um estudo de caso com o objetivo de identificar as principais fontes de informação que os professores do ensino fundamental buscam para sanar suas necessidades de informação sobre o tema formação continuada. O estudo dedicou-se também a identificar as fontes de informação mais referenciadas e usadas pelos professores para elaborar planos de aula, e para manterem-se atualizados com os assuntos das disciplinas. Foram aplicados 16 questionários aos professores do estudo de caso; entrevista semi-estruturada a diretora da escola e à assessora pedagógica do NRE, em Contagem, no qual à escola do estudo de caso está inserido. A partir da análise dos dados foi identificado que a maioria dos professores da escola não realizam formação continuada atualmente. Em relação à busca de informação para formação continuada os professores usam mais os contatos pessoais e a internet. Para elaborar planos de aula há pouco uso da internet e da biblioteca escolar. A partir das considerações finais do estudo, foi identificado como necessário: à incorporação da internet e da biblioteca como fonte para o professor elaborar seus planos de aula; trabalho em equipe e aumento da interação entre os professores; maior interação do professor com os familiares dos alunos”, entre outras. Com base no exposto a presente pesquisa vem somar para melhorar a relação do professor com a formação continuada.
Palavras-chaves: formação continuada do professor; fontes de informação; uso de informação.
Parabéns pela iniciativa... conhecemos muito pouco da Ciência da Informação!
ResponderExcluirSucessos
Parabéns pela iniciativa..... excelente o blog.
ResponderExcluirObrigada!
ResponderExcluirOlá Lu, está mto difícil pra postar.... resolva isso rápido
ResponderExcluirVc é professora?
ResponderExcluiroi Lucinéia.. venho postar algo d novo:
ResponderExcluirq tema vc sugeria como tema para monografia sobre c.i?
abçs e continue assim, seu blog ta muito bom!!!
Bom Ramon, na nossa área acredito que temas voltados para segurança da informação é uma boa. No meio a tanta informação é preciso saber proteger ... restringir e liberar acessos conforme requisitos estabelecidos na organização...
ResponderExcluirO campo de CI é bem amplo e as possibilidades apresentadas para nós são tantas...
Ah! particularmente, gosto também dos temas voltados para a educação e gestão estratégica e organização da informação.
No mais, grande abraço.
Obrigada pela visita.