Uma das minhas grandes alegrias é refletir sobre educação...
No contexto atual qual é a função do professor no processo educacional?
E qual a importancia das fontes de informação no processo de ensino aprendizagem?
O papel do professor e do bibliotecário na sociedade da informação é o de treinar e facilitar o educando ao uso das diversas fontes de informação. É importante desenvolver no aluno o saber utilizar corretamente a informação estando ela sobre qualquer suporte, pois o uso do meio eletrônico vem sendo cada dia mais disseminado, por isso, a urgência de se aprender a trabalhar em tal cenário. A biblioteca escolar nesse novo contexto deixa de ser um centro de referência. O bibliotecário passa a ser um meio e não um fim no auxílio aos alunos. No contexto da Sociedade da Informação a reflexão acerca dos saberes escolar rumo a uma aprendizagem questionadora é essencial, pois o estudante é questionado a todo tempo sobre os recursos que necessitam para a sua formação docente. As tecnologias de informação mudam a forma de organização social, e a escola enquanto formadora de opinião e de cidadão deve fomentar o aprendizado e discussão acerca do uso das TI’s.
Experiência como a da biblioteca “American Associantion of Schoo Librarians” reforça a relevância do uso dos novos padrões de acesso/serviços da biblioteca aliados às das tecnologias da informação. O bibliotecário cuida da organização da biblioteca, favorece a aprendizagem (facilitador), e favorece o acesso a informação. No Brasil torna-se necessário a aquisição de meios eletrônicos, aliado a preocupação com o acesso a esse meio, ou seja, proporcionar meios para esta tecnologia ser maximizadora do saber. É preciso atentar-se para a competência no uso da informação, os estudantes precisam aprender desenvolver habilidades no ambiente tecnológico, tais como: “Habilidade de aprender em situações dinâmicas, onde a informação está em constante mudança; abilidade de gerenciar grande quantidade de informação, quando a determinação do que significa informação suficiente é tão importante quanto localizar e selecionar informação relevante; Habilidade de encontrar significado através da produção de sentido em mensagens diversas e numerosas que geralmente não se acham organizado previamente em textos; Habilidade de construir um entendimento próprio a partir de informação incompatível e inconsistente” (Kohlthau 1999).
Experiência como a da biblioteca “American Associantion of Schoo Librarians” reforça a relevância do uso dos novos padrões de acesso/serviços da biblioteca aliados às das tecnologias da informação. O bibliotecário cuida da organização da biblioteca, favorece a aprendizagem (facilitador), e favorece o acesso a informação. No Brasil torna-se necessário a aquisição de meios eletrônicos, aliado a preocupação com o acesso a esse meio, ou seja, proporcionar meios para esta tecnologia ser maximizadora do saber. É preciso atentar-se para a competência no uso da informação, os estudantes precisam aprender desenvolver habilidades no ambiente tecnológico, tais como: “Habilidade de aprender em situações dinâmicas, onde a informação está em constante mudança; abilidade de gerenciar grande quantidade de informação, quando a determinação do que significa informação suficiente é tão importante quanto localizar e selecionar informação relevante; Habilidade de encontrar significado através da produção de sentido em mensagens diversas e numerosas que geralmente não se acham organizado previamente em textos; Habilidade de construir um entendimento próprio a partir de informação incompatível e inconsistente” (Kohlthau 1999).
KUHLTHAU, Carol Collier. O papel da biblioteca escolar no processo de aprendizagem. In: VIANNA, Márcia Milton; CAMPELLO, Bernadete; MOURA, Victor Hugo Vieira. Biblioteca escolar: espaço de ação pedagógica. Belo Horizonte: EB/UFMG, 1999. p. 9-14.
Vamos trocar informação?
As fontes de informação são recursos indispensáveis ao saber dos estudates.
ResponderExcluirInformação é tudo!
Acredito que é fundamental investimentos em bibliotecas com fontes mais atualizadas e diversificadas que proporcionam uma maior aprendizagem ao aluno. Nesse contexto, o uso das tecnologias de informação, também, devem ser adicionadas.
... e qual a sua sua opinião?