20 de junho de 2009

Pecados Informacionais...

Como já sabem, sou Bacharel em Ciência da Informação...quando criei o blog, a idéia era falar só sobre Ciência da Informação (CI)... então a partir de hoje, irei falar sobre essa área tão instigante de conhecimento. mas com o passar do tempo, mudei de idéia... assim criei um novo link para o blog, o novo nome... e obviamente, o seu objetivo. Acredito que a proposta atual mim atende bem, pois aqui, tenho a possibilidade de falar de mim e do que gosto. Faço C.I. a todo o tempo... rsrsrs... vamos trocar informação, esse é o meu lema!
Recebi este texto, de uma professora muito querida, no 8° período do curso de CI. Achei o mesmo super interessante, e hoje olhando nos meus guardados o achei novamente. Ai, eu pensei... vou oferecer este conteúdo lá no blog... e assim o fiz...

O que são os pecados da informação, ou informacionais?

Em torno de cada uma das grandes áreas da informação, as quais estão em constante movimento, circulam os sete pecados capitais: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e soberba. Na mandala da informação, de agora em diante, os pecados capitais passam a ser pecados informacionais... Fez-se opção pelos sete pecados capitais para facilitar a compreensão e levar a uma reflexão sobre os problemas mais comuns enfrentados no dia-a-dia das empresas, e dos blogs. Afinal, tanto na vida como na arte, tudo tem múltipla faceta, ou pode ser visto de muitos ângulos. Fundamental é que haja um olhar específico de alguém que tem a missão e o desafio de transformar esses pecados em virtudes. A metáfora que fazemos é chamar de “pecado” as ações ou falhas legais, de conduta, atitudes negativas, desejos exacerbados, excessos coletivos ou individuais, que constituem como barreiras ao fluxo de informação.
Pecados...
1 Avareza: Concentração da informação em determinados departamentos e/ou pessoas que abusam do poder de reter a informação. A avareza, de acordo com a psicanálise, pode ser vista como um traço universal do ser humano. Está intimamente ligada à cobiça, que significa a sede de possuir; de ter sempre mais. Juntas, as duas palavras conjugam o impulso de obter; conquistar e a inclinação a tudo guardar; preservar e reter para si. Em termos de informação, é justamente essa a falha comportamental e cultural, o hábito que precisamos evitar. Quando um setor; departamento ou pessoa retém e concentra as informações, independentemente do motivo, sem repassá-las ou disseminando-as tarde demais, temos um grave problema que precisa ser resolvido imediatamente.

2 Gula: Excesso de informação que gera o caos informacional. Na sociedade da informação, usa-se o conceito de exabyte para estimar a quantidade de informação produzida pela humanidade. Um exabyte seria o equivalente a todo o conteúdo da Biblioteca do Congresso Norte-Americano. A estimativa é que tenham sido produzidos, em 2002, cinco exabytes de informação original somente em meios físicos (papéis, filme, meios óticos...). Um dos males destes tempos é a multiplicidade de livros: eles, de fato, nos sobrecarregam de tal modo que não conseguimos digerir a abundância de matéria inútil que, todos os dias, é gerada e despejada no mundo. É preciso organizar e usar conscientemente os recursos. Com o surgimento da wev estima-se que a humanidade tenha gerado nos últimos 50 anos a mesma quantidade de informação que nos 5.000 anos anteriores e que a informação mundial dobrou de 1999 a 2002, e aumenta 30% a cada ano. Esse é um dos maiores desafios de qualquer política de gestão informação: como recuperar a informação relevante num oceano de dados e de informação?

3 Ira: Insatisfação com a falta de informação correta, precisa, eficaz. Nas empresas, de modo geral, nada gera maior insatisfação do que informações truncadas, erradas. Na verdade, esse é o sentimento daqueles que estão sujeitos às informações equivocadas. Boa parte dos dados que chegam às organizações não pode ser transformada em informação devido a uma série de fatores como duplicidade, pouca confiabilidade/credibilidade, obsolescência, utilização de diferentes tecnologias de informação e de comunicação, falta de interatividade entre os sistemas e assim por diante.

4 Inveja: Tecnologias de informação e de comunicação, sistema de informação acadêmica da graduação, sistema de informação acadêmica da pós-graduação e da extensão, sistema de gerenciamento de informações, sistema de informações para marketing, sistema de relatórios de acompanhamento financeiro, sistemas de recursos humanos, sistema de orçamento... são tantos os sistemas geridos e utilizados hoje em dia que por vezes fica difícil até enumerá-los. Com tantos sistemas “independentes”, é certo que boa parte deles não são nem um pouco amigáveis, isto é, literalmente não falam a mesma língua informacional. E como fica a informação? Esta é a questão por trás do pecado da inveja. Partimos do princípio de que existe uma materialidade por trás da informação. Essa materialidade se expressa através dos sistemas encarregados da recuperação, análise e difusão da informação pela organização.

5 Luxúria: Problemas na estética da comunicação. São falhas no processo de comunicação da informação. Não existe universidade, nem sociedade sem comunicação. A comunicação pode ser encarada como o “carro-chefe” no processo internacional. Em determinadas situações, constantemente critica-se a falta de comunicação; mas esta crítica não passa de retórica sem o menor respaldo científico ou prático. Acreditamos que na sociedade atual seja impossível não se comunicar. O pecado da luxúria se dá quando há falhas na estética, quer dizer, há falta de clareza e transparência na comunicação da informação. Não vamos tratar aqui das barreiras, mas sim dos problemas e ruídos inerentes e existentes no fluxo da informação. É preciso identificar os obstáculos que impedem a comunicação da informação, pois, como diria o Velho Guerreiro.

6 Preguiça: A obsolescência da informação. Vivemos num mundo que anda rápido, extremamente rápido, onde as transformações e inovações se sucedem a cada instante, à velocidade da luz. Ao analisar o tempo no contexto das ciências, precisamos incluir o conceito de obsolescência, termo ligado à administração e economia, que traz o sentido de vida útil, de valor de um bem devido ao aparecimento de um modelo tecnologicamente superior, num determinado tempo. A quantidade de barreiras que impedem o fluxo de informação é enorme. Não basta ter a informação certa. É preciso tê-la na hora certa.

7 Soberba: Ter dados e conhecê-los é cultura. Saber processá-los, transformando-os em informação, é uma questão de sobrevivência. E é justamente o poder de possuir a informação que leva ao pecado informacional da soberba. O orgulho excessivo pode causar sérios danos ao fluxo internacional nas organizações. A presunção desmedida leva a exageros ou mesmo a erros grosseiros na avaliação da relevância e da prioridade da informação, que pode ser sub- ou superdimensionada. Se o objetivo é lidar com informação relevante, a soberba tem de ser queimada na fogueira das vaidades dos pecados informacionais.

Qual pecado no seu ver esta mais presente na sociedade da informação?

Como lidar com eles?

Vamos trocar informação, formar opinião!

Fonte: OS PECADOS INFORMACIONAIS. Trecho da obra: "Gestão Estratégica da informação e Inteligência Competitiva" (2005).




Bjos, Lú.

5 comentários:

  1. Lu! (Posso lhe chamar assim? =D)

    Sinceramente... ao meu vê o pior pecado dos últimos tempos é a PREGUIÇA, hoje as pessoas estão muito acomodadas com a era da informação... aff...

    Bjo_Ká_s!

    Voltei!!!!

    ResponderExcluir
  2. Adoro escrever, mas atualmente estou com lesão de esf repetitivo, vem atrapalhando, mas mesmo assim tenho vários blogs, até um de teste, o http://unitestes.blogspot.com
    Tudo que eu preciso aprender, faço nele primeiro.
    Mesmo que não tenha muito tempo, e tendo um blog principal, que é este, poderial criar outros, mas isto é contigo, cada um sabe de si, mas qdo der virei aqui, gostei dos teus comentários para mim, beijos. Mauro

    ResponderExcluir
  3. preguiça, eu trabalho com engenharia de software, minha função é exatamente não dar trabalho para desenvolvedores, kkkk essa preguiça mata

    é só pegar essa imagem e colocar onde no meu blog?bjinho

    ResponderExcluir
  4. olha só, guia de etiqueta de C.I! rsrs gostei

    ResponderExcluir
  5. Ola td bem vc teria uma resenha critica deste texto.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

>>>

>>>
troca de informação (125) acesso a informação (77) tecnologia da informação (44) Ciência da Informação (38) aprendizagem (35) conhecimento (34) selos (33) amizade (28) fontes de informação (27) mensagem (21) Biblioteconomia (20) Concurso Público (20) ciencia da informação (19) socialização (17) Redes Sociais (14) estudo (14) Cultura (13) Informação (13) Bibliotecário (12) Pesquisa (12) dicas (12) segurança da informação (12) Amor (11) Concurso Público. (11) Sociedade da Informação (11) organização da informação (11) inforamção (10) Circuito Cultural Praça da Liberdade (9) Gestão de Documentos (9) consultoria (9) educação (9) Acervo (8) Organização de Arquivos (8) abnt (8) comunicação (8) Biblioteca Escolar (7) Catalogação (7) arquitetura da informação (7) livro (7) Competências (6) Gestão da Informação (6) cliquedocumental (6) internet (6) promoção (6) tcc (6) Fonte de Informação (5) Frase (5) Gestão estratégica da Informação (5) Inovação (5) Profissionais da Informação (5) arqueologia (5) cursos (5) Análise Informação (4) Arquivo (4) Biblioteca Infantil (4) Biblioteca Parque (4) Ciência (4) Figuras Rupestres (4) Fundamentos (4) Homenagem (4) Organização de Documentos (4) Software (4) carreira (4) contos (4) entrevista (4) inteligencia (4) leitura (4) memi (4) profissão (4) Descoberta (3) Deus (3) Direito constitucional (3) Diversão (3) Gestão Arquivos (3) Layout (3) Plano de Classificação (3) Serra da Capivara (3) Vídeo (3) Windows (3) curriculo (3) disseminação (3) jogos (3) literatura (3) qualidade (3) sistema operacional (3) Atualização (2) Cidadania (2) Davenport (2) Digital (2) Doação (2) Doutorado em CI (2) Ecologia da Informação (2) Edital (2) Educador (2) Formação Continuada (2) Fotografia (2) História da Informática (2) KDY Fotografia (2) Liderança (2) Mapas Mentais (2) Mestrado em CI (2) Pós Graduação (2) TCC_CDOC (2) Wireframe (2) backup (2) brincadeira (2) cdd (2) ciberespaço (2) ciinforama (2) computadores (2) emprego (2) ensino (2) escrita (2) humanidade (2) indexação (2) norma (2) noticias (2) nutrição (2) pesquisa cientifica (2) projeto de Lei (2) serviços (2) vírus (2) Análise Documentária (1) Artigo (1) Biblioteca Virtual (1) CCBB (1) CDU (1) Carro-Biblioteca (1) Classificação a Informação (1) Colaboração (1) Coleção (1) Compartilhamento (1) Compartilhamento de pastas (1) Curso Grátis (1) Cutter (1) Câmara Municipal de Belo Horizonte (1) Dia frio (1) Documentação (1) Domínio Público (1) Driver (1) Energia (1) FUNDARTE (1) Folksonomia (1) Fundac (1) GCM (1) GED (1) Gestão (1) Gibis (1) Google (1) Hatsune Miku (1) Hemeroteca (1) Hipertexto (1) Inclusão Social (1) Infância (1) Jesus (1) Jornal eletrônico (1) Lancaster (1) Lei (1) Liberdade de Informação (1) MDC (1) Mediação (1) Medição (1) Memex (1) Mineiro (1) Monografia (1) Máquina Memex (1) Niéde Guidon (1) ONGs (1) Oficina (1) Oportunidade (1) Organizar (1) Padronização (1) Palestra (1) Poema (1) PowerPoint (1) Preservação (1) Primeira Biblioteca (1) Privilégio (1) Reforma ortografica (1) Solsticio (1) UFMG (1) Unidade de Informação (1) Web 3.0 (1) Webdesigner (1) ano (1) atitude (1) autoconfiança (1) cartãovisita (1) comércio eletronico (1) debates (1) duplo sentido (1) e-commerce (1) eDoc (1) enem (1) etica (1) experiência (1) graduação (1) ilusão (1) imagem (1) informatica (1) links (1) lixo eletrônico (1) marc21 (1) mimo (1) mingual de milho verde (1) mundodalua (1) normalização (1) nova escola (1) pecados da informação (1) persona (1) português (1) produtoscdoc (1) profissional (1) projeto (1) s (1) sabedoria (1) serviçoscdoc (1) telefone (1) trabalho de conclusão de curso (1) valorização (1) wiki (1)