Já ouviram falar que estamos vivendo no contexto da Sociedade da Informação?
Pois, bem! O termo Sociedade da Informação ou Sociedade do Conhecimento surgiu em meados dos anos 1950/1960 como consequência da Sociedade Industrial. Esta foi marcada pelos bens tangíveis, produção de massa (quem não se lembra do famoso modo de produção Fordista?! rsrs), Enquanto a sociedade atual visa o uso dos recursos intangíveis, a especialização e a diferenciação. O termo sociedade da informação ganhou grandes investimentos a partir dos anos 90, com a impulsão das tecnologias da informação (web) e a globalização (aldeia global).
A Sociedade da Informação apresenta como idéia central a exclusão digital. Iniciativas nesse sentido são lançadas e divulgadas em todo mundo. No Brasil, as ações ocorrem a todo vapor... a exemplo posso citar a parcerias da Fundação CDL/MG com o curso de graduação da Ciência da Informação da PUC Minas. Como aluna de CI participei de um evento. Na época fiz vários questionamentos... e, continuo fazendo... Alguns colegas de classe participaram por diversas vezes, inclusive, pessoas no curso voltam seus estudos para essa área. O Governo Federal possui uma linha de programas em relação a esta temática. Veja: http://www.inclusaodigital.gov.br/inclusao.
As iniciativas são diversas. Por isso, conto com seu apoio e comentário!
A inclusão digital vai muito além de simplesmente fazer a doação de um computador, ou mesmo oferecer uma tarde de lazer diante do micro. Essa corrente visa democratizar o uso das tecnologias da informação, transformar a vida de pessoas, possibilitar a formação de cidadãos para o contexto atual! É preciso levar a tecnologia nas escolas, nas aldeias... As tecnologias movem o mundo, saber utilizar este recurso é inevitável. Viva a inclusão digital!!
Para quem gostou do assunto, gostaria de indicar a seguinte leitura: Livro Verde da Sociedade da Informação no Brasil. Agosto de 2000.
Você já trabalhou com inclusão digital? Conte-nos sua experiência?
Vamos trocar informação pessoal!!!
Bjos, Lú.
selo pra ti fofa! http://odiariodasrtalua.blogspot.com/2009/07/selos-o.html
ResponderExcluirOi, Lucineia!
ResponderExcluirTambém acredito que a inclusão digital é mais do que dar uma hora de lazer na frente do micro. Muitas pessoas não sabem apurar na internet, navegar por sites e ter noções de segurança e privacidade.
Enquanto não há esse tipo de ensino, muitas pessoas aprendem isso com amigos ou por conta própria. O Conhecimento sobre internet é muito disperso. E, com isso, a sociedade ainda continua na promoção da ignorância.
Parabéns pelo texto!
Abraço,
http://cafecomnoticias.blogspot.com