15 de novembro de 2009

Mecanismo online para referencia

Olá  mininus e mininas, meus miguxos e parceiros queridos do CI Informando tudo joinha?
Eu estou ótima, graças a Deus. Na expectativade um fim de ano mega, ultra, power lindo... inclusive, de ver o time mais lindo do mundo ser consagrando o campeão Brasileiro 2009! Ops!!!



Amigos estou meio sumida, devido ao tempo mega corrido, mas aos poucos vou colocando a casa e ordem ( e as visitinhas também...rsrsrsr)!! Gostaram dos presentinhos dos posts abaixo??!!


Bom vamos mudar de assunto...rsrsrs
Hoje  compartilho com vocês mais uma fonte de informação muito interessante. 
Espero que gostem...



Você gosta de utilizar Normas? 
Estou me referendo aquelas da ABNT...

Tem pessoas que odeiam, outros adotam porque precisam (é o meu caso), alguns amam, e há ainda aqueles que simplesmente, ignoram. Inclusive no Orkut há uma comunidade destinada àqueles que odeiam as normas da ABNT. Eu acho muito triste tudo isso! Tudo bem, dá um trabalho danado normatizar a lista de referencia de forma correta, (bem como o texto, citações etc...) mas esta atividade é  vital, super importante para a continuidade da ciência, sobre a óptica da veracidade da informação disseminada, já que as normas possibilitam a padronização das atividades.  Determinar padrão, neste contexto, é muito importante. Imagina se cada um (pessoa, setor...) resolvesse ter sua própria forma de organização as ideias, sobretudo. Núuu as coisas poderiam sair do controle. Na verdade, com a obrigatoriedade do uso das Normas, já saem né. Imagina sem elas! Viva as normas... viva a TI a nosso favor!!!!
O More - mecanismo online para Referencia, é uma ferramenta que tende a auxiliar o processo de elaboração da lista de referencia (livro, periódico, capítulo de livro, enciclopédia, encontros, dicionário, decreto... inclusive, fontes eletrônicas) e citações, o que muitas vezes dá um trabalhão danado para montar manualmente.  Então com a norma em mãos e um sistema como este de apoio, tudo torna-se mais rápido e simples.  Espero que esta dica, super útil para mim, possa o ajudar também no processo de normatização das referências bibliográficas.   
Bom trabalho!! 
Bons estudos!!!
Fica a dica, mas não deixem de consultar, SEMPRE, no momento da execução de sua lista de referência, a NBR 6023 atualizada!!
Vamos socializar,
porque chique é trocar informação!
Att. Lú Silva

14 comentários:

  1. Olá Lú tudo bem sim. E ai foi ao jogo ontem? gostou do resultado? rsrsrs. zoação, me leva a mal não.
    Olha eu me enquadro na categoria dos que não precisam dessa parada ai apresentada no post, mas nunca se sabe né, se no futuro posso precisar e ai já fica a dica, valeu.
    grande beijo.

    Saudações do Gremista Fanático

    ResponderExcluir
  2. Pois é Gremista fiz o post na sexta à noite. Toda empolgada!!!! kkkk Esse time seu viu, putz jogou água no meu shoooopsssssssssss!!!!!!!!!
    Isso deve ser o troco da libertadores ...rsrsrsr...

    Minino então vc não necessita usar abnt??!!! Hummm bacana!!!

    Obrigada pela visita! Bjos

    ResponderExcluir
  3. OI Lu!

    Ah,menina!

    Eu já sofri muito e ainda sofro com essas normas da ABNT...srsrrs

    Bjos!

    Carol Sakurá

    ResponderExcluir
  4. ê beleza! na minha época de facu não tinha nada disso!! hehehehehehe
    bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Oi minina chique por aqui tudo jóinha sim, e com vc?

    Querida passando para desejar uma linda semana e avisar que o Matheus (meu filhote) indicou você madrastinha querida pra levar esse selo ....

    http://matheusmeupimpaozinho.blogspot.com/2009/11/1-selo-e-as-mudancas.html


    Beijos de muito carinho

    ResponderExcluir
  6. Pois é eu não gosto de normas, só usei na faculdade. nem mesmo o novo acordo ortografico aderi ainda e nem pretendo. eu sou a favor do novo acordo ortografico, mas não para mim que ja nao estudo mais e nem pretendo

    ResponderExcluir
  7. aki tudo mais que jóia com essa dica então, nem se fala!

    selo pra ti aki neste blog

    http://www.bloggigabyte.com/2009/11/tecnologia-servico-do-meio-ambiente.html

    ResponderExcluir
  8. Olá Lu agradeço sua visita e comentário. Fiquei feliz.

    Olhe, Lu, acredito que as regras são necessárias até para uma elegância na escrita.
    Mas, regras também tira a criatividade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Mesmo que não gostemos de utilizar ou mesmo conhecer as normas, elas são vitais em nossa vida. Tem muita coisa que não sabemos e que saber nos é muito útil. É bobagem não gostar de normas, sem elas é impossível viver em sociedade.

    Sobre seu "desabafo" minha prezada Lú, é totalmente válido e expressa muito do que eu sinto também. Só posso lhe agradecer mais uma vez pela visita e por falar sinceramente o que sente.

    Bjão do Carlão.

    ResponderExcluir
  10. Pessoal, o more foi desenvolvido por Maria Bernardete Martins Alves (bibliotecária) e Leandro Luis Mendes (aluno de graduação em Sistemas de Informação), numa parceria entre a BU (Biblioteca Universitária) e o RExLab (Laboratório de Experimentação Remota), sob a coordenação de João Bosco da Mota Alves (professor titular do Departamento de Informática e de Estatística, INE, e coordenador do RExLab), todos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), no âmbito do Projeto ALFA II-0465-A - RExNet–Yippee (Remote Experimentation Network – Yielding an Inter-university peer-to-peer e-service), do qual a UFSC é uma das 10 universidades envolvidas dos 5 países participantes. Tanto o RExLab quanto o consórcio RExNet tem como princípio basilar, a inclusão social em todas as suas modalidades, e MORE não foge a essa regra, pois é um serviço gratuito....

    bjos fofos

    ResponderExcluir
  11. MORE é uma ferramenta gratuita e fácil de usar, que produz automaticamente citações no texto e referências no formato ABNT, para quinze (15) tipos de documentos, a partir de formulários próprios, selecionados em um menu principal. Os documentos cobertos pelo mecanismo são os mais usados no meio acadêmico: livros, dicionários, enciclopédias, teses e dissertações, artigos de revistas, artigos de jornais, nos formatos impresso e eletrônico, além dos documentos exclusivos em meio eletrônico: home-page e e-mail.

    Bjos fofos

    ResponderExcluir
  12. Além disso o programa automatiza algumas procedimentos tais como: a inversão dos nomes dos autores (sobrenome, prenomes); uso de maiúsculas e minúsculas, grifo no título e pontuação.
    O MORE foi disponibilizado em uma versão Beta, em setembro de 2005. Em março de 2006 a versão 1.0 está sendo disponibilizada, com duas grandes inovações: a criação de um banco de dados pessoal e um banco de dados público que armazena e organiza todo o material bibliográfico formatado pelo sistema e, possibilita a função Pesquisa que é utilizada para recuperar tanto uma referência em um banco de dados pessoal, desde que o usuário tenha feito o login com sua senha, quanto do banco de dados público. O sistema avisa quando o usuário está anônimo, é uma maneira de lembrá-lo de fazer o login. A preocupação com a acessibilidade permitiu corrigir as falhas apresentadas na versão beta, e ganhar o selo da W3C, para a versão 1.0.

    O sistema é bem interessante! É ou não é???

    bjos fofos

    ResponderExcluir
  13. Olá querida, a correria tá grande;
    até a noite vai ter um selo para tu no meu segundo blog:

    http://www.indicoesseblog.blogspot.com

    Vai lá essa noite e pega seu meme.

    Bjo!

    ResponderExcluir
  14. Thankѕ foг the auspicious writеup.
    It in truth uѕed to be a enteгtаinment accоunt it.
    Look сomplex to mοre аddеd agrеeable frοm yоu!
    Hoωever, hoω cοulԁ we be in contaсt?


    Feel free tο surf to my webѕіte ... payday loans

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

>>>

>>>
troca de informação (125) acesso a informação (77) tecnologia da informação (44) Ciência da Informação (38) aprendizagem (35) conhecimento (34) selos (33) amizade (28) fontes de informação (27) mensagem (21) Biblioteconomia (20) Concurso Público (20) ciencia da informação (19) socialização (17) Redes Sociais (14) estudo (14) Cultura (13) Informação (13) Bibliotecário (12) Pesquisa (12) dicas (12) segurança da informação (12) Amor (11) Concurso Público. (11) Sociedade da Informação (11) organização da informação (11) inforamção (10) Circuito Cultural Praça da Liberdade (9) Gestão de Documentos (9) consultoria (9) educação (9) Acervo (8) Organização de Arquivos (8) abnt (8) comunicação (8) Biblioteca Escolar (7) Catalogação (7) arquitetura da informação (7) livro (7) Competências (6) Gestão da Informação (6) cliquedocumental (6) internet (6) promoção (6) tcc (6) Fonte de Informação (5) Frase (5) Gestão estratégica da Informação (5) Inovação (5) Profissionais da Informação (5) arqueologia (5) cursos (5) Análise Informação (4) Arquivo (4) Biblioteca Infantil (4) Biblioteca Parque (4) Ciência (4) Figuras Rupestres (4) Fundamentos (4) Homenagem (4) Organização de Documentos (4) Software (4) carreira (4) contos (4) entrevista (4) inteligencia (4) leitura (4) memi (4) profissão (4) Descoberta (3) Deus (3) Direito constitucional (3) Diversão (3) Gestão Arquivos (3) Layout (3) Plano de Classificação (3) Serra da Capivara (3) Vídeo (3) Windows (3) curriculo (3) disseminação (3) jogos (3) literatura (3) qualidade (3) sistema operacional (3) Atualização (2) Cidadania (2) Davenport (2) Digital (2) Doação (2) Doutorado em CI (2) Ecologia da Informação (2) Edital (2) Educador (2) Formação Continuada (2) Fotografia (2) História da Informática (2) KDY Fotografia (2) Liderança (2) Mapas Mentais (2) Mestrado em CI (2) Pós Graduação (2) TCC_CDOC (2) Wireframe (2) backup (2) brincadeira (2) cdd (2) ciberespaço (2) ciinforama (2) computadores (2) emprego (2) ensino (2) escrita (2) humanidade (2) indexação (2) norma (2) noticias (2) nutrição (2) pesquisa cientifica (2) projeto de Lei (2) serviços (2) vírus (2) Análise Documentária (1) Artigo (1) Biblioteca Virtual (1) CCBB (1) CDU (1) Carro-Biblioteca (1) Classificação a Informação (1) Colaboração (1) Coleção (1) Compartilhamento (1) Compartilhamento de pastas (1) Curso Grátis (1) Cutter (1) Câmara Municipal de Belo Horizonte (1) Dia frio (1) Documentação (1) Domínio Público (1) Driver (1) Energia (1) FUNDARTE (1) Folksonomia (1) Fundac (1) GCM (1) GED (1) Gestão (1) Gibis (1) Google (1) Hatsune Miku (1) Hemeroteca (1) Hipertexto (1) Inclusão Social (1) Infância (1) Jesus (1) Jornal eletrônico (1) Lancaster (1) Lei (1) Liberdade de Informação (1) MDC (1) Mediação (1) Medição (1) Memex (1) Mineiro (1) Monografia (1) Máquina Memex (1) Niéde Guidon (1) ONGs (1) Oficina (1) Oportunidade (1) Organizar (1) Padronização (1) Palestra (1) Poema (1) PowerPoint (1) Preservação (1) Primeira Biblioteca (1) Privilégio (1) Reforma ortografica (1) Solsticio (1) UFMG (1) Unidade de Informação (1) Web 3.0 (1) Webdesigner (1) ano (1) atitude (1) autoconfiança (1) cartãovisita (1) comércio eletronico (1) debates (1) duplo sentido (1) e-commerce (1) eDoc (1) enem (1) etica (1) experiência (1) graduação (1) ilusão (1) imagem (1) informatica (1) links (1) lixo eletrônico (1) marc21 (1) mimo (1) mingual de milho verde (1) mundodalua (1) normalização (1) nova escola (1) pecados da informação (1) persona (1) português (1) produtoscdoc (1) profissional (1) projeto (1) s (1) sabedoria (1) serviçoscdoc (1) telefone (1) trabalho de conclusão de curso (1) valorização (1) wiki (1)