5 de novembro de 2009

Software livre - Ubuntu v 9.10


 






 
 

O novo Sistema Operacional do Linux, Ubuntu (chegou à sua versão 9.10, intitulada de Karmic Koala), ganhou nova forma, e desta vez encontra-se preparado, segundo seus desenvolvedores/fabricante, para concorrer em pé de igualdade com os SO's da famosa Microsoft e a nem tão afamada Mac, em se tratando claro,  de aspectos ligados à qualidade, acesso livre, leveza, simplicidade, e usabilidade operacional; requisitos considerados essenciais para atender as necessidades de nós usuários. Ademais, o Ubuntu é de graça, disseminado em mais de 20 idiomas, no momento da instalação do sistema, o usuário escolhe qual será a língua padrão para o seu uso. Isso é ótimo!!  Estou pensando seriamente em mudar de sistema operacional :). 






Pelo que li há muitas novidades, como disse sempre relacionadas à usabilidade, leveza, segurança, praticidade, entre outras questões tão importantes.  Uma das novidades desta nova versão do Ubuntu é o centro de software (onde o usuário escolhe e baixa o que de fato precisa, são diversos tipos de aplicativos, subdivididos por categorias: educação, escritório, gráficos, jogos, áudio, vídeo). Na verdade sempre tive vontade de usar softwares livres. Assim fui me adaptando aos poucos às novidades free, porque se mudar tudo e uma hora para outra fico perdida. Eu sou assim, mas cada um é cada um né. Há algum tempo venho utilizando o navegador Mozilla Firefox, e alguns aplicativos da OpenOffice agora será a vez de mudar, enfim, o Sistema Operacional. De fato, estou encantada com tudo que li sobre software Ubuntu: é um sistema gratuito, leve, de boa usabilidade, seguro... o que mais eu preciso??? Mas quero opiniões (vamos socializar!!!). Preciso saber mais sobre o assunto. Sobretudo, pessoas que usam este sistema. Vamos compartilhar as experiências ai ehin pessoal.



 

 

Outro inovação bacana demais é o Ubuntu One - recurso que oferece ao usuário a possibilidade de armazenar parte de seus dados na computação nas nuvens, servidores espalhados pelo mundo que mantêm os arquivos. Inicialmente são 2 Gb grátis para cada usuário, com a opção de pagar por espaços maiores. Isso também não é mega interessante? No entanto, devemos estar atentos a segurança de nossos dados. Nesse sentido trocar informações com pessoas que já usam este recurso é uma boa. Além do mais, é fundamental ler o contrato do Ubuntu antes de começar a usar tudo, ok (todo cuidado é pouco rsrsrs)  Sabe galera, nem sempre fazer o óbvio fácil... então, toda dica é válida. 



É isso ai, agora é a hora de socializar!!!
Deixe a sua opinião...



    Tamanho: 690 MB
    Sistema: Linux
    Idiomas: português, inglês, espanhol
    Empresa: Canonical 






    Vamos socializar,
    porque chique é trocar informação!


    Att. Lú Silva

    26 comentários:

    1. Legal ai as informações mas eu não mudo de jeito nenhum sei lá, tenho minhas manias, sou meio conservador e sempre o que ta me agradando permanece, só mudo se for pra muito melhor.
      Pois é menina, nossos times estao complicando as coisas e parece que a libertadores ta dificil. beijos.

      Saudações do Gremista Fanático

      ResponderExcluir
    2. Nossa, a única vez que eu usei o linux, foi quando era todo texto ainda hahaha!! Talvez um dia eu experimente, mas por enquanto fico com meu windows vista mesmo, todo mundo xinga, mas eu nem tenho do que reclamar. Do meu note, só o teclado que tá me dando trabalho mesmo hehe.. Já navegadores, uso o firefox, mas essa nova versão não curti. Estou pensando seriamente em migrar pro Chrome..
      Bjs!

      ResponderExcluir
    3. Oi Lu, Linux nem pensar.
      Uma vez tive numa máquina o Windows e o Linux, quando entrava por ele, era um pânico só, nada funcionava, então desisti, apesar de tudo fico com o Vista e também, na outra máquina, o XP.
      Ainda o Windows, apesar de tudo!
      Beijos, Mauro

      ResponderExcluir
    4. Teu blog segue muito lindo, tanto um qto o outro.

      ResponderExcluir
    5. Menina tenho um medo de mexer nisso kkkk

      Saudades Lú...

      beijão

      ResponderExcluir
    6. oIII LU,
      estou cansado hoje,
      senao escreveria mais,
      quero agradecer pelos comentários tudo!
      Tenha uma ótima sexta amanhã!

      ResponderExcluir
    7. OI Lu!

      Não curto o Linux,mas adoro sua linguagem...rs

      Beijos e ótimo final de semana!

      Carol Sakurá

      ResponderExcluir
    8. Amigos... obrigada pelo apoio e carinho aqui no blog viu.

      Entendo a percepção de vocês, mas irei sim apostar nesta nova tendência de SW livres. Não acho justo pagar, e caro, por algo que posso ter de graça, uai. Os SW livres estão cada dia melhores. Lembro-me que durante minha graduação, os mininos na sala defendiam muito o uso do Linus e tal, mas naquela época não “entendia” a importância daquela discussão. Entretanto, hoje apresento um novo olhar sobre esta realidade, por isso, estou me redimindo...rsrsrs. Acho mega interessante valorizarmos os software livres, este tipo de iniciativa tem tudo haver com democratização da informação, aspectos ligados a inclusão digial, e tal. Ademais, os SW livres contribuem e muito para diminuir a clandestinidade. Existe no Brasil uma gama de usuários que privilegiam os sistemas não gratuitos, mas na sua forma pirata, o que não é bacana. No meu ver, seria melhor investir em algo de graça e que ao mesmo tempo seja Legal, não é....

      Tenho minhas limitações, tanto para instalar, quanto para o próprio uso, mas aos poucos, como disse no post, irei me adaptando.


      Bjos fofos

      ResponderExcluir
    9. Excelente dica amoreco... temos q ter opções off off né!
      bjinhos da Madrasta!

      ResponderExcluir
    10. Lu. Não sei comentar estas coisas. É muito para a minha cabeça.
      Passei aqui para lhe visitar e desejar-lhe um ótimo final de semana. Beijos.

      ResponderExcluir
    11. Oi! obrigado pelo comentário no www.pro-ciencia.blogspot.com o meu blog é voltado mais para Física de informatica so tinha aquel texto.. beijoooos

      ResponderExcluir
    12. Ubuntu é como se fosse um tipo de Linux que bacana, agora eu fico sabendo que existe e tal!

      ResponderExcluir
    13. Desejo a vc um ótimo fim de semana!

      bjo

      ResponderExcluir
    14. sobre o linux estou com meu amigo gremista fanatico, nao a mudanças nem se for pra melhor. Sei lá, por enquanto ta bom.
      agora seu blog é otimo.
      vamogaloo

      ResponderExcluir
    15. Não sei quem vence!
      Não sei quem leva a melhor
      Só sei que um sorriso teu
      Fez desabrochar das pedra uma flor

      Com ela teci um tapete
      Engalanei a sombra dos teus passos
      Escrevi um derradeiro pedido numa pétala
      Rogando a infinita ternura dos teus abraços



      Doce beijo

      ResponderExcluir
    16. Néctar da Flor faz a primeira Blogagem Coletiva onde o tema é: Um conto de amor com cheiro de Néctar da Flor. É com muita felicidade que convidamos todos a conhecer um mundo encantado que há dentro de cada um. Conte um conto, seja personagem da sua história e sinta cada palavra escrita na hora que for contar.


      As 10 melhores postagens com o tema levarão um layout personalizado ou uma página de scrapbooking digital. O restante das informações já estão incluídas na imagem acima e a inscrição já está aberta.


      Basta colocar nessa postagem o seu nome, o nome do blog que irá concorrer e o email.


      Faça parte dessa festa... que festa?


      Aquela que se fantasia com emoção...


      ... VEM?


      Obs: Quem for participar tem que levar esse selo abaixo e deixar visível para todos verem.


      -

      ResponderExcluir
    17. Pois eu mudo assim que tiver certeza de que o Ubuntu esteja mesmo bem próximo do Windows. Torço pra isso ocorrer aliás. Com estas suas informações vou começar a pensar nessa mudança.
      Valeu Lú.

      ResponderExcluir
    18. Luuu! rsrs
      fiquei com vontade de usar linux, kkkk
      olha só, fiz um banner pro ciinformando, gostaria de saber seu E-mail, olha vou passar aki meu msn se vc quiser papear um pouco...

      a_espada_earosa@hotmail.com
      o banner ficou com uma cara tcnológica mas preciso da sua aprovação! bjos te espero no msn, ou então me envie seu E-mail!

      ResponderExcluir
    19. Quanto novidade, quanta coisa boa! Também fico feliz de estar bem e de encontro com seus objetivos.beijocas querida

      ResponderExcluir
    20. Vou ao jogo não querida, por compromissos maiores, mas seria uma honra acompanha-los no jogo, obrigado pelo convite, beijos.

      Saudações do Gremista Fanático

      ResponderExcluir
    21. Olá!

      Obrigado pela visita!

      Estou um pouco ausente sim!!!:(

      Com muito trabalho! Mas vou voltando de vez em quando!

      O software livre está cada vez mais completo, quase ao nível do software comercial. Penso que é uma boa iniciativa para permitir o acesso de todas as pessoas a tecnologias que de outra forma não poderiam aceder.
      O desenvolvimento destes sistemas (contribuições de vários programadores profissionais e amadores) é feito de uma forma que antes não era possível - através da internet 2.0.

      Gosto de voltar aqui!

      Bjs!!!

      ResponderExcluir
    22. sou meio descrente em relação ao Linuz, mas as suas informações, sempre relevanmtes, nos colocam dúvidas em relação a minha descrença1 beijos, adopro estar aqui e já me linkei no fica adilson! abs, leandrop

      ResponderExcluir
    23. Espero q melhore, pois não gosto do linux.

      Bjos

      ResponderExcluir
    24. Eita povo resistente! kkkkk
      Então como disse, em breve vou fazer o teste, e aviso aqui, claro.


      Obrigada pelo carinho pessoal!!!

      ResponderExcluir
    25. CIInformando informa...rsrsrsrs

      Miguxos fiquem atentos: está chegando em nossas caixas postais de e-mail um convite muito estranho... isso é vírus, inclusive, uma amiga minha já teve o seu pc infectado. Não abram o e-mail com o título> convite!!

      Bjos

      ResponderExcluir
    26. Vejam...

      A Microsoft confirmou na sexta-feira (13/11) a existência de uma vulnerabilidade no Windows 7, mas disse que a maioria dos usuários pode se proteger de ataques por meio de bloqueio de duas portas no firewall.

      Em um boletim de segurança, a Microsoft disse que uma falha no Server Message Block (SMB), um protocolo feito pela empresa, pode ser usado por crackers para atacar máquinas com Windows 7 e Windows Server 2008 R2.

      A vulnerabilidade foi divulgada pelo pesquisador canadense Laurent Gaffie na quarta-feira (11/11).
      Inicialmente a Microsoft disse que investigaria o caso, mas na sexta-feira confirmou o problema. “A Microsoft está ciente de um código que pode ser explorado para prejudicar o funcionamento do sistema”, disse o representante do grupo de segurança da empresa Dave Forstrom. “A companhia não teme ataques que explorem a vulnerabilidade nesse momento.”...

      Fonte: IDG Now. Segurança. Software seguranca

      ResponderExcluir

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    >>>

    >>>
    troca de informação (125) acesso a informação (77) tecnologia da informação (44) Ciência da Informação (38) aprendizagem (35) conhecimento (34) selos (33) amizade (28) fontes de informação (27) mensagem (21) Biblioteconomia (20) Concurso Público (20) ciencia da informação (19) socialização (17) Redes Sociais (14) estudo (14) Cultura (13) Informação (13) Bibliotecário (12) Pesquisa (12) dicas (12) segurança da informação (12) Amor (11) Concurso Público. (11) Sociedade da Informação (11) organização da informação (11) inforamção (10) Circuito Cultural Praça da Liberdade (9) Gestão de Documentos (9) consultoria (9) educação (9) Acervo (8) Organização de Arquivos (8) abnt (8) comunicação (8) Biblioteca Escolar (7) Catalogação (7) arquitetura da informação (7) livro (7) Competências (6) Gestão da Informação (6) cliquedocumental (6) internet (6) promoção (6) tcc (6) Fonte de Informação (5) Frase (5) Gestão estratégica da Informação (5) Inovação (5) Profissionais da Informação (5) arqueologia (5) cursos (5) Análise Informação (4) Arquivo (4) Biblioteca Infantil (4) Biblioteca Parque (4) Ciência (4) Figuras Rupestres (4) Fundamentos (4) Homenagem (4) Organização de Documentos (4) Software (4) carreira (4) contos (4) entrevista (4) inteligencia (4) leitura (4) memi (4) profissão (4) Descoberta (3) Deus (3) Direito constitucional (3) Diversão (3) Gestão Arquivos (3) Layout (3) Plano de Classificação (3) Serra da Capivara (3) Vídeo (3) Windows (3) curriculo (3) disseminação (3) jogos (3) literatura (3) qualidade (3) sistema operacional (3) Atualização (2) Cidadania (2) Davenport (2) Digital (2) Doação (2) Doutorado em CI (2) Ecologia da Informação (2) Edital (2) Educador (2) Formação Continuada (2) Fotografia (2) História da Informática (2) KDY Fotografia (2) Liderança (2) Mapas Mentais (2) Mestrado em CI (2) Pós Graduação (2) TCC_CDOC (2) Wireframe (2) backup (2) brincadeira (2) cdd (2) ciberespaço (2) ciinforama (2) computadores (2) emprego (2) ensino (2) escrita (2) humanidade (2) indexação (2) norma (2) noticias (2) nutrição (2) pesquisa cientifica (2) projeto de Lei (2) serviços (2) vírus (2) Análise Documentária (1) Artigo (1) Biblioteca Virtual (1) CCBB (1) CDU (1) Carro-Biblioteca (1) Classificação a Informação (1) Colaboração (1) Coleção (1) Compartilhamento (1) Compartilhamento de pastas (1) Curso Grátis (1) Cutter (1) Câmara Municipal de Belo Horizonte (1) Dia frio (1) Documentação (1) Domínio Público (1) Driver (1) Energia (1) FUNDARTE (1) Folksonomia (1) Fundac (1) GCM (1) GED (1) Gestão (1) Gibis (1) Google (1) Hatsune Miku (1) Hemeroteca (1) Hipertexto (1) Inclusão Social (1) Infância (1) Jesus (1) Jornal eletrônico (1) Lancaster (1) Lei (1) Liberdade de Informação (1) MDC (1) Mediação (1) Medição (1) Memex (1) Mineiro (1) Monografia (1) Máquina Memex (1) Niéde Guidon (1) ONGs (1) Oficina (1) Oportunidade (1) Organizar (1) Padronização (1) Palestra (1) Poema (1) PowerPoint (1) Preservação (1) Primeira Biblioteca (1) Privilégio (1) Reforma ortografica (1) Solsticio (1) UFMG (1) Unidade de Informação (1) Web 3.0 (1) Webdesigner (1) ano (1) atitude (1) autoconfiança (1) cartãovisita (1) comércio eletronico (1) debates (1) duplo sentido (1) e-commerce (1) eDoc (1) enem (1) etica (1) experiência (1) graduação (1) ilusão (1) imagem (1) informatica (1) links (1) lixo eletrônico (1) marc21 (1) mimo (1) mingual de milho verde (1) mundodalua (1) normalização (1) nova escola (1) pecados da informação (1) persona (1) português (1) produtoscdoc (1) profissional (1) projeto (1) s (1) sabedoria (1) serviçoscdoc (1) telefone (1) trabalho de conclusão de curso (1) valorização (1) wiki (1)