10 de janeiro de 2010

Que carreira seguir, eis a questão...



No momento de escolher uma carreira profissional a maioria das pessoas opta por uma atividade já conhecida, entre elas, administração, Medicina, Engenharia Civil, Direito, e assim por diante. No entanto uma nova tendência, aqui no Brasil, são as iniciativas para as áreas não tradicionais, como Ciência da Informação, Inteligência Artificial, Engenharia Ambiental, Ciência Cognitiva, Biomedicina, Engenharia Aeronáutica, entre outras. 


Na contemporaneidade, com os avanços constantes das tecnologias de informação e comunicação torna-se fundamental optar por carreira promissora.  Esta é uma atitude inteligente, mas a busca pelos aperfeiçoamentos em torno desta escolha deve ser constante.
Na minha formação optei por um caminho promissor. Acreditei seriamente no curso de Ciência da Informação oferecido pela PUC-MG, tenho certo que a informação é o elemento mais importante de uma organização e que com o passar do tempo está tendência será amadurecida e maioria das instituições irá empregar a pratica de gerenciar informações. 

A tendência para a gestão da informação é real. E, ela vai se tornar cada dia mais forte. Então fiz uma boa escolha...
 
Aprendi que investir em uma carreira nova requer esforço e dedicação redobrada, é preciso inovar sempre. O interessante é que dependendo da maturidade do aluno é difícil ter esta percepção, por isso, a importância das leituras (muita leitura, pois já que o profissional não domina a pratica, que pelo menos, tenha uma boa base teórica - isso irá ajudá-lo norteá-lo bem), dos contatos com profissionais em atividade na área, e claro, com os professores. Digo isso, pois com o passar do tempo e após várias reflexões e muita leitura estou aprendendo muitas coisas, ou melhor, estou confirmando fatos. A partir disso, pretendo investir no inglês e em aperfeiçoamentos, sem falar no meu querido mestrado.
Dentro da área de Ciência da Informação vejo-me mais ligada a gestão da informação, gestão estratégica da informação, gestão de conhecimento/conteúdo. Além do mais me agrado muito das atividades ligadas a Gestão da qualidade, Logística, Comunicação, Administração, Marketing, Designer e Programação (em C++ e HTML - sei quase nada).
Eu amo CI...
Vejo-me atuando como pesquisadora, por isso, já estou procurando tomar atitudes que me direcionam a este objetivo. Já bati metas, mas tem-se muito a ser feito.  Também não descarto a idéia de atuar diretamente na área de gestão, em organizações. O fato é que pretendo seguir na área de CI

E você, o que tem a nos dizer?
Qual a razão de sua escolha profissional?
Está satisfeito?
O que espera do mercado...



Vamos socializar, porque chique é trocar informação!
Att. Lú Silva

12 comentários:

  1. eu sou apaixonada por tecnologia, e gostaria muito de atuar em uma área que seja, tanto para o avanço tecnológico e ao mesmo tempo em pról do meio ambiente!

    muito bom socializar com vc Lú, suas ideias dicas são de grande ajuda


    ah! sabe o banner que não quer aparecer a imagem? pois é eu refiz e te mandei por e-mail, quando tiver um tempinho faz o teste pra ver se funciona!

    bjs! querida!;-)

    ResponderExcluir
  2. Oi,linda!
    Bom,eu me perco com tantas tecnologias.Confessor que esforço-me.
    Contudo,como vc já sabe tive uma experiência no curso de CI e creio que seja uma das profissões do futuro.
    Interessantíssima e necessária!

    Bj!

    ResponderExcluir
  3. É a sua cara mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu,
    Vim te pedir um help! Sou bibliotecária escolar e estamos batalhando pelo reconhecimento das autoridades e da sociedade da nossa importância como profissional mediador na comunidade escolar. Postei sobre o tema em meu blog e gostaria que se puder e quiser, divulgue por aí também. Desde já agradeço.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Vc está na mesma área que a minha, que bom, podemos bater um bom papo...

    gosto tb da parte de organizar as informações... talvez minha pós vai ser em banco de dados.

    Se tiver precisando de alguém aí, sei lá, alguma oportunidade, estou seguindo carreira tb.. acabo de me formar e procuro emprego.

    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Olá querida
    Eis a questão, esta é uma decisão muito complicada, poucos sabem o que fazer.
    Com muito carinho BJS.

    ResponderExcluir
  7. ser ou não ser es a questão rsrs seu texto esta muito bem escrito parabéns, vai ajudar muita gente a se decidir
    Minha amada vim agradecer a visita e o comentário sobre a castração química , valeuu
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá...
    Obrigado por seguir
    o "Dicas do Quaresma"...
    Seguirei seus passos também,
    e para iniciar, creio que
    a melhor carreira a nortear
    a vida é aquela que se desenvolve
    com amor, com tesão, antes
    da rentabilidade e realização!
    Faz 20 anos que trabalho com tecnologia,
    mas hoje sou Psicanalista
    e Terapeuta Neuro-Cognitivo!
    A vida é assim...
    E assim se segue...
    Parabéns pelo seu Blog!
    NAMASTE!

    ResponderExcluir
  9. Escolhi a minha por eliminação. O que odeio? matemática. O q gosto? escrever. Fiz direito.

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Sou professora, pesquisadora e contadora de histórias.Vivo de blog em blog angariando leitores e tentando divulgar o meu pelo simples fato de perpetuar a história de meu país - tenho medo que ela seja engolida por toda essa globalização.
    Se gostar de meu esdpaço e achar minha proposta coerente, por favor SIGA-ME nesta luta por um mundo melhor.
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... está convidando para conhecer uma lenda bastante contemporânea - a do pássaro-cabeça-de-vento.
    É só clicar no link http://www.silnunesprof.blogspot.com que você chega até lá rapidamente.
    Gostaria que tivesse um pouquinho mais de paciência comigo, estou com alguns probleminhas para resolver: preciso de um novo exame de vista e de um monitor novo, o meu está meio embaçado, já tentei regular, mas o problema está com ele mesmo, tenho de comprar outro. E agora não me encontro em condições disso - só eu sei o sacrifício que faço para postar as histórias.
    Se já passei por aqui, mil perdões. Como disse, a falta dos meus óculos e esse monitor com problemas não me deixam enxergar direito.
    Que os bons ventos soprem a seu favor neste ano de 2010.
    A PAZ .
    Saudações Florestais !

    ResponderExcluir
  11. Olá Lú,

    Muito bacana seu texto. Mostra de forma clara sua decisão, além da visão ampla te quem sobre a área de atuação e sobre seu futuro, parabéns!

    Eu escolhi engenharia por ter feito curso técnico (gostei mesmo muito do curso), e resolvi dar continuidade. Tive muitas influências, mas a experiência que passei no curso técnico foi decisiva. Quase fiz ciências da computação, hehehe. Também gosto muito de programar (apesar de estar há um bom tempo afastado dessa atividade).

    Bem, estou super satisfeito com meu emprego, pois trabalho na área onde estudei, e tenho um emprego conforme meu perfil.

    E espero que você tenha todo o sucesso do mundo!

    Abraços.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

>>>

>>>
troca de informação (125) acesso a informação (77) tecnologia da informação (44) Ciência da Informação (38) aprendizagem (35) conhecimento (34) selos (33) amizade (28) fontes de informação (27) mensagem (21) Biblioteconomia (20) Concurso Público (20) ciencia da informação (19) socialização (17) Redes Sociais (14) estudo (14) Cultura (13) Informação (13) Bibliotecário (12) Pesquisa (12) dicas (12) segurança da informação (12) Amor (11) Concurso Público. (11) Sociedade da Informação (11) organização da informação (11) inforamção (10) Circuito Cultural Praça da Liberdade (9) Gestão de Documentos (9) consultoria (9) educação (9) Acervo (8) Organização de Arquivos (8) abnt (8) comunicação (8) Biblioteca Escolar (7) Catalogação (7) arquitetura da informação (7) livro (7) Competências (6) Gestão da Informação (6) cliquedocumental (6) internet (6) promoção (6) tcc (6) Fonte de Informação (5) Frase (5) Gestão estratégica da Informação (5) Inovação (5) Profissionais da Informação (5) arqueologia (5) cursos (5) Análise Informação (4) Arquivo (4) Biblioteca Infantil (4) Biblioteca Parque (4) Ciência (4) Figuras Rupestres (4) Fundamentos (4) Homenagem (4) Organização de Documentos (4) Software (4) carreira (4) contos (4) entrevista (4) inteligencia (4) leitura (4) memi (4) profissão (4) Descoberta (3) Deus (3) Direito constitucional (3) Diversão (3) Gestão Arquivos (3) Layout (3) Plano de Classificação (3) Serra da Capivara (3) Vídeo (3) Windows (3) curriculo (3) disseminação (3) jogos (3) literatura (3) qualidade (3) sistema operacional (3) Atualização (2) Cidadania (2) Davenport (2) Digital (2) Doação (2) Doutorado em CI (2) Ecologia da Informação (2) Edital (2) Educador (2) Formação Continuada (2) Fotografia (2) História da Informática (2) KDY Fotografia (2) Liderança (2) Mapas Mentais (2) Mestrado em CI (2) Pós Graduação (2) TCC_CDOC (2) Wireframe (2) backup (2) brincadeira (2) cdd (2) ciberespaço (2) ciinforama (2) computadores (2) emprego (2) ensino (2) escrita (2) humanidade (2) indexação (2) norma (2) noticias (2) nutrição (2) pesquisa cientifica (2) projeto de Lei (2) serviços (2) vírus (2) Análise Documentária (1) Artigo (1) Biblioteca Virtual (1) CCBB (1) CDU (1) Carro-Biblioteca (1) Classificação a Informação (1) Colaboração (1) Coleção (1) Compartilhamento (1) Compartilhamento de pastas (1) Curso Grátis (1) Cutter (1) Câmara Municipal de Belo Horizonte (1) Dia frio (1) Documentação (1) Domínio Público (1) Driver (1) Energia (1) FUNDARTE (1) Folksonomia (1) Fundac (1) GCM (1) GED (1) Gestão (1) Gibis (1) Google (1) Hatsune Miku (1) Hemeroteca (1) Hipertexto (1) Inclusão Social (1) Infância (1) Jesus (1) Jornal eletrônico (1) Lancaster (1) Lei (1) Liberdade de Informação (1) MDC (1) Mediação (1) Medição (1) Memex (1) Mineiro (1) Monografia (1) Máquina Memex (1) Niéde Guidon (1) ONGs (1) Oficina (1) Oportunidade (1) Organizar (1) Padronização (1) Palestra (1) Poema (1) PowerPoint (1) Preservação (1) Primeira Biblioteca (1) Privilégio (1) Reforma ortografica (1) Solsticio (1) UFMG (1) Unidade de Informação (1) Web 3.0 (1) Webdesigner (1) ano (1) atitude (1) autoconfiança (1) cartãovisita (1) comércio eletronico (1) debates (1) duplo sentido (1) e-commerce (1) eDoc (1) enem (1) etica (1) experiência (1) graduação (1) ilusão (1) imagem (1) informatica (1) links (1) lixo eletrônico (1) marc21 (1) mimo (1) mingual de milho verde (1) mundodalua (1) normalização (1) nova escola (1) pecados da informação (1) persona (1) português (1) produtoscdoc (1) profissional (1) projeto (1) s (1) sabedoria (1) serviçoscdoc (1) telefone (1) trabalho de conclusão de curso (1) valorização (1) wiki (1)