A internet possibilita uma nova forma de estrutura social, o que altera a forma de como se ligar com a aquisição, transferência e uso da informação. Vivemos na grande aldeia global. Ou talvez nem tão grande assim, se pensarmos que há muita gente a margem, desta tecnologia, ou quando tem acesso, o uso é bem precário, o que dificulta a aquisição de conhecimentos.
Segundo Lèvy, no futuro haverá um novo ambiente para comunicação e colaboração, uma nova camada de direcionamento de dados. Seria um sistema coordenado que receberia um direcionamento de conceitos e de ideias. Esse ambiente ele chama de rede de metadados.
Para o pesquisador, as várias línguas naturais não evoluíram para serem manipuladas automaticamente através de um sistema digital. Por isso, a ideia de Lèvy é a criação de uma língua universal específica para ser manipulada de forma automática na internet, que seria usada principalmente para a organização de dados. “Seria uma língua de metadados ou metalíngua. Seria diferente do Esperanto, por exemplo. Eu penso que seria um sistema coordenado do espaço não físico, mas semântico”, explicou.
O professor afirmou que na sua visão de um futuro próximo ocorrerá algo como a grande evolução científica do século 17, mas não a respeito da natureza material e sim sobre a cultura das ciências sociais. “Acho que isso vai nos auxiliar a ficarmos conscientes sobre nossa inteligência coletiva, pois seremos capazes de observá-la através do espelho da mídia digital”, previu.
No momento direcionado às perguntas, Lèvy respondeu vários questionamentos da platéia. Sobre o grande número de informações no espaço virtual, Lèvy disse acreditar que nunca há informação excessiva. “É como se disséssemos que há muitos livros em uma biblioteca. É necessário que os utilizemos tendo o maior número possível de informações”, salientou.
Mas o pesquisador ponderou a forma de utilização desses dados. Para ele, o problema é o meio de filtrar e catalogar essas informações na web. “É nesse aspecto que devem ser aplicados os esforços. Sem esquecer que os utilizadores têm também uma responsabilidade, eles têm que ser capazes de escolher as fontes pertinentes”, disse.
O filósofo fez ainda um alerta para a entrada da sociedade em uma economia baseada na gestão do conhecimento, o que supõe que os indivíduos sejam capazes, responsáveis e criativos nas escolhas e com uma preparação das instituições de ensino.
Lèvy também estimulou a participação em redes sociais como o Facebook e o Orkut, mas destacou o papel do Twitter para a comunicação atual. Conforme Lèvy, a utilização do Twitter é um processo de filtragem colaborativa da informação que está nas mãos das pessoas. Ele avalia que o recebimento e o envio de muitas informações é um processo positivo, mas o importante é sintetizar e organizar esses dados.
Como organizar e disponibilizar informação é fundamental, viva a Ciencia da Informação...
Algumas obras de Lévy...
Ciberdemocracia. Lisboa: Instituto Piaget, 2003. 249 p.
As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 1. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 1992. 263 p.
As árvores de conhecimentos. São Paulo: Escuta, 1995. 188 p. (em co-autoria com Michel Authier)
O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996. 160 p.
A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2000. 212 p.
A ideografia dinâmica: para uma imaginação artificial? Lisboa: Instituto Piaget, 1997. 226 p.
A ideografia dinâmica: rumo a uma imaginação artificial? São Paulo: Loyola, 1998. 228 p.
A máquina universo: criação, cognição e cultura informática. São Paulo: ARTMED, 1998. 173 p.
Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. 260 p.
Filosofia world: o mercado, o ciberespaço, a consciência. Lisboa: Instituto Piaget, 2000. 212 p.
A Conexão Planetária: o mercado, o ciberespaço, a consciência. São Paulo: Editora 34, 2001. 189 p.
Filosofia world: o mercado, o ciberespaço, a consciência. Lisboa: Instituto Piaget, 2000. 212 p.
A Conexão Planetária: o mercado, o ciberespaço, a consciência. São Paulo: Editora 34, 2001. 189 p.
E, é como digo: Chique é trocar informação!
Vamos socializar,
porque chique é trocar informação!
Att. Lú Silva
fantastico lu. isso da espaço para muita discussão
ResponderExcluirtalvez algumas coisas possam tomar um rumo diferente do ele espera
vai saber?
beijo
Uma coisa interessante que concordo ele disse: Nunca há informação excessiva. Ele ainda comparou com a biblioteca com muitos livros.
ResponderExcluirRealmente o desafio hoje é filtrarmos essas informações que nos chegam que são muitas, filtrá-las e nos atermos áquelas que verdadeiramente nos interessam.
Bjão Lú.
Saudações Celestes
Sou Cruzeirense – Blog
CRUZEIRO: O MELHOR TIME BRASILEIRO DO SÉCULO XX
Clique AQUI e visite a Seção de Brindes do Sou Cruzeirense
Uma coisa interessante que concordo ele disse: Nunca há informação excessiva. Ele ainda comparou com a biblioteca com muitos livros.
ResponderExcluirRealmente o desafio hoje é filtrarmos essas informações que nos chegam que são muitas, filtrá-las e nos atermos áquelas que verdadeiramente nos interessam.
Bjão Lú.
Saudações Celestes
Sou Cruzeirense – Blog
CRUZEIRO: O MELHOR TIME BRASILEIRO DO SÉCULO XX
Clique AQUI e visite a Seção de Brindes do Sou Cruzeirense
Vamos participar
ResponderExcluirNo sábado, 27 de março, entre 20h30 e 21h30 (hora de Brasília), o Brasil participa oficialmente da Hora do Planeta. Das moradias mais simples aos maiores monumentos, as luzes serão apagadas por uma hora, para mostrar aos líderes mundiais n No sábado, 27 de março, entre 20h30 e 21h30 (hora de Brasília), o Brasil participa oficialmente da Hora do Planeta. Das moradias mais http://www.horadoplaneta.org.br
bjs
Páscoa significa renascimento. Desejo que neste dia, em que nós cristãos, comemoramos o seu renascimento para a vida eterna, possamos renascer também em nossos corações. Beijos e obrigada pela amizade.
ResponderExcluirQue a Alegria da Pascoa invada seu Coração
ResponderExcluire o daqueles a quem ama irradiando luz para iluminar
e fazer brilhar o mundo em que vivemos enchendo-o
de Amor...Saúde...Paz!!!
FELIZ PASCOA!!!
Bjss♥
Esse Levy é doidao (no sentido bao da palavra) e tem razao quando diz que nao existe excesso de informaçao. Existe informaçao util e informaçao inutil, assim como existem livros que nao prestam e livros imprescindiveis.
ResponderExcluirO que é necessàrio é criar um pensamento critico ao cidadao desde a sua infancia, para que possa selecionar essa informaçao com mais independencia...
Muita informação mesmo aqui!
ResponderExcluirParabéns!
Oiee Lu...eu havia passado voando pra desejar boa páscoa , mas só hj de fato li o post e adorei!!
ResponderExcluirHá pouco fiz meu twitter e já descobri muitas coisas legais pra serem compartilhadas, ou retwuittadas,rs...mas acho fantástico as possibilidades infinitas de crescimento que a era digital proporciona quando bem utlizada.
Bom fds!!
*Ü*Tem um selinho de presente pra ti lá no blog!
Bjs
Bom dia, aprendendo ainda mais com esta postagem. Obrigada.
ResponderExcluirFOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... e MEU CADERNO DE POESIAS, deseja um dia de muito Sucesso e realizações plenas.
Saudações Educacionais !