25 de março de 2010

Pierre Lévy - Internet e a sociedade


Pierre Lévy, filósofo da informação, referência na área de ciberespaço. Estudioso das interações entre a Internet e a sociedade, nascido na Tunísia no ano de 1956. Mestre na área de História da Ciência. Doutor em Sociologia e Ciência da Informação e da Comunicação, esteve na Universidade Federal do Rio Grande (Furg) realizando um cliclo de palestra.  Desde 2002 Lévy coordena pesquisas na área de inteligência coletiva na Universidade de Ottawa, Canadá. No livro a Revolução Contemporânea em matéria de Comunicação, o autor faz uma análise da evolução da humanidade, abordando o desenvolvimento da Internet e a digitalização da informação. 
 
A internet possibilita uma nova forma de estrutura social, o que altera a forma de como se ligar com a aquisição, transferência e uso da informação. Vivemos na grande aldeia global. Ou talvez nem tão grande assim, se pensarmos que há muita gente a margem, desta tecnologia, ou quando tem acesso, o uso é bem precário, o que dificulta a aquisição de conhecimentos.

Segundo Lèvy, no futuro haverá um novo ambiente para comunicação e colaboração, uma nova camada de direcionamento de dados. Seria um sistema coordenado que receberia um direcionamento de conceitos e de ideias. Esse ambiente ele chama de rede de metadados.

Para o pesquisador, as várias línguas naturais não evoluíram para serem manipuladas automaticamente através de um sistema digital. Por isso, a ideia de Lèvy é a criação de uma língua universal específica para ser manipulada de forma automática na internet, que seria usada principalmente para a organização de dados. “Seria uma língua de metadados ou metalíngua. Seria diferente do Esperanto, por exemplo. Eu penso que seria um sistema coordenado do espaço não físico, mas semântico”, explicou.

O professor afirmou que na sua visão de um futuro próximo ocorrerá algo como a grande evolução científica do século 17, mas não a respeito da natureza material e sim sobre a cultura das ciências sociais. “Acho que isso vai nos auxiliar a ficarmos conscientes sobre nossa inteligência coletiva, pois seremos capazes de observá-la através do espelho da mídia digital”, previu.

No momento direcionado às perguntas, Lèvy respondeu vários questionamentos da platéia. Sobre o grande número de informações no espaço virtual, Lèvy disse acreditar que nunca há informação excessiva. “É como se disséssemos que há muitos livros em uma biblioteca. É necessário que os utilizemos tendo o maior número possível de informações”, salientou.

Mas o pesquisador ponderou a forma de utilização desses dados. Para ele, o problema é o meio de filtrar e catalogar essas informações na web. “É nesse aspecto que devem ser aplicados os esforços. Sem esquecer que os utilizadores têm também uma responsabilidade, eles têm que ser capazes de escolher as fontes pertinentes”, disse.

O filósofo fez ainda um alerta para a entrada da sociedade em uma economia baseada na gestão do conhecimento, o que supõe que os indivíduos sejam capazes, responsáveis e criativos nas escolhas e com uma preparação das instituições de ensino.

Lèvy também estimulou a participação em redes sociais como o Facebook e o Orkut, mas destacou o papel do Twitter para a comunicação atual. Conforme Lèvy, a utilização do Twitter é um processo de filtragem colaborativa da informação que está nas mãos das pessoas. Ele avalia que o recebimento e o envio de muitas informações é um processo positivo, mas o importante é sintetizar e organizar esses dados.

Algumas obras de Lévy...

Ciberdemocracia. Lisboa: Instituto Piaget, 2003. 249 p.
As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 1. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 1992. 263 p.
As árvores de conhecimentos. São Paulo: Escuta, 1995. 188 p. (em co-autoria com Michel Authier)
O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996. 160 p.
A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2000. 212 p.
A ideografia dinâmica: para uma imaginação artificial? Lisboa: Instituto Piaget, 1997. 226 p.
A ideografia dinâmica: rumo a uma imaginação artificial? São Paulo: Loyola, 1998. 228 p.
A máquina universo: criação, cognição e cultura informática. São Paulo: ARTMED, 1998. 173 p.
Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. 260 p. 
Filosofia world: o mercado, o ciberespaço, a consciência. Lisboa: Instituto Piaget, 2000. 212 p. 
A Conexão Planetária: o mercado, o ciberespaço, a consciência. São Paulo: Editora 34, 2001. 189 p.


Como organizar e disponibilizar informação é fundamental, viva a Ciencia da Informação...
E, é como digo: Chique é trocar informação!



Vamos socializar,
porque chique é trocar informação!

Att. Lú Silva

10 comentários:

  1. fantastico lu. isso da espaço para muita discussão
    talvez algumas coisas possam tomar um rumo diferente do ele espera
    vai saber?
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Uma coisa interessante que concordo ele disse: Nunca há informação excessiva. Ele ainda comparou com a biblioteca com muitos livros.

    Realmente o desafio hoje é filtrarmos essas informações que nos chegam que são muitas, filtrá-las e nos atermos áquelas que verdadeiramente nos interessam.

    Bjão Lú.

    Saudações Celestes

    Sou Cruzeirense – Blog
    CRUZEIRO: O MELHOR TIME BRASILEIRO DO SÉCULO XX
    Clique AQUI e visite a Seção de Brindes do Sou Cruzeirense

    ResponderExcluir
  3. Uma coisa interessante que concordo ele disse: Nunca há informação excessiva. Ele ainda comparou com a biblioteca com muitos livros.

    Realmente o desafio hoje é filtrarmos essas informações que nos chegam que são muitas, filtrá-las e nos atermos áquelas que verdadeiramente nos interessam.

    Bjão Lú.

    Saudações Celestes

    Sou Cruzeirense – Blog
    CRUZEIRO: O MELHOR TIME BRASILEIRO DO SÉCULO XX
    Clique AQUI e visite a Seção de Brindes do Sou Cruzeirense

    ResponderExcluir
  4. Vamos participar
    No sábado, 27 de março, entre 20h30 e 21h30 (hora de Brasília), o Brasil participa oficialmente da Hora do Planeta. Das moradias mais simples aos maiores monumentos, as luzes serão apagadas por uma hora, para mostrar aos líderes mundiais n No sábado, 27 de março, entre 20h30 e 21h30 (hora de Brasília), o Brasil participa oficialmente da Hora do Planeta. Das moradias mais http://www.horadoplaneta.org.br
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Páscoa significa renascimento. Desejo que neste dia, em que nós cristãos, comemoramos o seu renascimento para a vida eterna, possamos renascer também em nossos corações. Beijos e obrigada pela amizade.

    ResponderExcluir
  6. Que a Alegria da Pascoa invada seu Coração
    e o daqueles a quem ama irradiando luz para iluminar
    e fazer brilhar o mundo em que vivemos enchendo-o
    de Amor...Saúde...Paz!!!

    FELIZ PASCOA!!!
    Bjss♥

    ResponderExcluir
  7. Esse Levy é doidao (no sentido bao da palavra) e tem razao quando diz que nao existe excesso de informaçao. Existe informaçao util e informaçao inutil, assim como existem livros que nao prestam e livros imprescindiveis.

    O que é necessàrio é criar um pensamento critico ao cidadao desde a sua infancia, para que possa selecionar essa informaçao com mais independencia...

    ResponderExcluir
  8. Muita informação mesmo aqui!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Oiee Lu...eu havia passado voando pra desejar boa páscoa , mas só hj de fato li o post e adorei!!
    Há pouco fiz meu twitter e já descobri muitas coisas legais pra serem compartilhadas, ou retwuittadas,rs...mas acho fantástico as possibilidades infinitas de crescimento que a era digital proporciona quando bem utlizada.
    Bom fds!!
    *Ü*Tem um selinho de presente pra ti lá no blog!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, aprendendo ainda mais com esta postagem. Obrigada.
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... e MEU CADERNO DE POESIAS, deseja um dia de muito Sucesso e realizações plenas.
    Saudações Educacionais !

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

>>>

>>>
troca de informação (125) acesso a informação (77) tecnologia da informação (44) Ciência da Informação (38) aprendizagem (35) conhecimento (34) selos (33) amizade (28) fontes de informação (27) mensagem (21) Biblioteconomia (20) Concurso Público (20) ciencia da informação (19) socialização (17) Redes Sociais (14) estudo (14) Cultura (13) Informação (13) Bibliotecário (12) Pesquisa (12) dicas (12) segurança da informação (12) Amor (11) Concurso Público. (11) Sociedade da Informação (11) organização da informação (11) inforamção (10) Circuito Cultural Praça da Liberdade (9) Gestão de Documentos (9) consultoria (9) educação (9) Acervo (8) Organização de Arquivos (8) abnt (8) comunicação (8) Biblioteca Escolar (7) Catalogação (7) arquitetura da informação (7) livro (7) Competências (6) Gestão da Informação (6) cliquedocumental (6) internet (6) promoção (6) tcc (6) Fonte de Informação (5) Frase (5) Gestão estratégica da Informação (5) Inovação (5) Profissionais da Informação (5) arqueologia (5) cursos (5) Análise Informação (4) Arquivo (4) Biblioteca Infantil (4) Biblioteca Parque (4) Ciência (4) Figuras Rupestres (4) Fundamentos (4) Homenagem (4) Organização de Documentos (4) Software (4) carreira (4) contos (4) entrevista (4) inteligencia (4) leitura (4) memi (4) profissão (4) Descoberta (3) Deus (3) Direito constitucional (3) Diversão (3) Gestão Arquivos (3) Layout (3) Plano de Classificação (3) Serra da Capivara (3) Vídeo (3) Windows (3) curriculo (3) disseminação (3) jogos (3) literatura (3) qualidade (3) sistema operacional (3) Atualização (2) Cidadania (2) Davenport (2) Digital (2) Doação (2) Doutorado em CI (2) Ecologia da Informação (2) Edital (2) Educador (2) Formação Continuada (2) Fotografia (2) História da Informática (2) KDY Fotografia (2) Liderança (2) Mapas Mentais (2) Mestrado em CI (2) Pós Graduação (2) TCC_CDOC (2) Wireframe (2) backup (2) brincadeira (2) cdd (2) ciberespaço (2) ciinforama (2) computadores (2) emprego (2) ensino (2) escrita (2) humanidade (2) indexação (2) norma (2) noticias (2) nutrição (2) pesquisa cientifica (2) projeto de Lei (2) serviços (2) vírus (2) Análise Documentária (1) Artigo (1) Biblioteca Virtual (1) CCBB (1) CDU (1) Carro-Biblioteca (1) Classificação a Informação (1) Colaboração (1) Coleção (1) Compartilhamento (1) Compartilhamento de pastas (1) Curso Grátis (1) Cutter (1) Câmara Municipal de Belo Horizonte (1) Dia frio (1) Documentação (1) Domínio Público (1) Driver (1) Energia (1) FUNDARTE (1) Folksonomia (1) Fundac (1) GCM (1) GED (1) Gestão (1) Gibis (1) Google (1) Hatsune Miku (1) Hemeroteca (1) Hipertexto (1) Inclusão Social (1) Infância (1) Jesus (1) Jornal eletrônico (1) Lancaster (1) Lei (1) Liberdade de Informação (1) MDC (1) Mediação (1) Medição (1) Memex (1) Mineiro (1) Monografia (1) Máquina Memex (1) Niéde Guidon (1) ONGs (1) Oficina (1) Oportunidade (1) Organizar (1) Padronização (1) Palestra (1) Poema (1) PowerPoint (1) Preservação (1) Primeira Biblioteca (1) Privilégio (1) Reforma ortografica (1) Solsticio (1) UFMG (1) Unidade de Informação (1) Web 3.0 (1) Webdesigner (1) ano (1) atitude (1) autoconfiança (1) cartãovisita (1) comércio eletronico (1) debates (1) duplo sentido (1) e-commerce (1) eDoc (1) enem (1) etica (1) experiência (1) graduação (1) ilusão (1) imagem (1) informatica (1) links (1) lixo eletrônico (1) marc21 (1) mimo (1) mingual de milho verde (1) mundodalua (1) normalização (1) nova escola (1) pecados da informação (1) persona (1) português (1) produtoscdoc (1) profissional (1) projeto (1) s (1) sabedoria (1) serviçoscdoc (1) telefone (1) trabalho de conclusão de curso (1) valorização (1) wiki (1)