Li, gostei e indico!
Muito interessantes as dicas que o site Universia apresenta para os professores. Essas dicas podem ser utilizando por diversos públicos, bem como, orientadores, monitores, pais de estuantes e assim por diante.
Se você costuma disponibilizar algumas horas de atendimento ou chega antes do horário das aulas em sua sala, aproveite esses momentos para estar disponível online também. Muitos alunos se sentem intimidados em ir presencialmente para pedir conselhos ou ajuda ou não tem o tempo necessário para ir até a faculdade por conta do trabalho ou outras responsabilidades. Você pode criar uma hashtag para sua conta no Twitter quando estiver disponível ou um grupo no Facebook para esse tipo de necessidade.
2. Interaja durante as aulas:
É cada vez mais comum ir a palestras ou aulas em que as redes sociais são monitoradas e expostas em telões específicos. Esse tipo de iniciativa aumenta a interatividade entre as pessoas presentes, ainda mais para quem é tímido e não iria se manifestar em um cenário tradicional que envolve pegar microfones ou ficar de pé para falar/perguntar. Você não precisa de um telão. Basta um computador conectado às redes e uma determinada hashtag para o Twitter ou um grupo da sala no Facebook para que alunos possam contribuir com perguntas, materiais de apoio e muitas outras possibilidades.
3. Faça um grupo no Facebook para cada sala:
Os próprios alunos podem ter essa iniciativa, mas muitos podem não gostar da ideia de compartilhar o grupo com os professores. Para evitar atritos, crie você mesmo um grupo específico para cada sala. Nesse fórum você poderá disponibilizar recados, materiais utilizados em sala, links úteis e outras necessidades.
4. Faça contatos profissionais e ensine os alunos:
Não importa qual a sua área de estudo e ensino, é sempre importante encorajar os alunos a fazer novos contatos profissionais. Uma das melhores coisas que você pode fazer nesse sentido é indicar pessoas da área que possuem perfis no Twitter. Os alunos também poderão contribuir com ideias criativas para que as redes sociais sejam utilizadas nesse sentido. Vocês podem, por exemplo, marcar conferências ao vivo por meio do Facebook ou Skype e interagir em tempo real com perguntas pelo Twitter, como sugerido nas dicas anteriores.
Ao invés de solicitar as tradicionais redações ou artigos, você pode encorajar os alunos a criar blogs sobre o tema que estão estudando ou, se eles já tiverem alguma plataforma como essa, a escrever sobre o assunto em seus blogs. Compartilhar os textos entre os estudantes e divulgá-los online irá aumentar ainda mais o envolvimento deles com as repercussões em sala, servindo como incentivo para mais debates e pesquisas.
6. Crie uma playlist no YouTube:
Além do Facebook e Twitter, você também pode aproveitar as possibilidades que a plataforma de vídeos doYouTube oferece. Não apenas músicas, mas também palestras, vídeos e até documentários que sirvam de material adicional de aprendizado podem ser acrescentados em uma playlist personalizada para cada tema visto em aula
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